Pular para o conteúdo

Estar de pé na presença do Senhor – Atos 20:7-12


Livros Digitais por R$15,00 - Loja do Portal Revelação

Estar de pé na presença do Senhor – Pregação

Esboço de Pregação em Atos 20:7-12 – No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite. Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos. Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto. Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!” Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora. Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou.

Objetivo: Mostrar à igreja e aos visitantes a importância e os benefícios de estar na presença do Senhor.

Introdução de Atos 20:7-12

Era meia-noite→ momento que vivemos;
Estavam reunidos no cenáculo→ cenáculo é a sala do banquete, foi no cenáculo que Jesus fez a última ceia com os discípulos, foi no cenáculo onde houve o Pentecostes sobre os discípulos, hoje a igreja também vive este banquete no cenáculo todos os dias;
Havia muitas luzes→ operação intensa do ES;
O pão seria partido→ havia bênçãos preparadas;

Desenvolvimento

Havia um jovem (jovem fala força do homem) chamado Êutico;
Sobreveio um grande sono→ situação de muitos hoje diante da última hora;

Êutico caiu para fora porque sua cabeça estava inclinada para fora→ muitos inclinam sua cabeça (mente e coração) para as coisas do mundo (do lado de fora);

Caiu do terceiro andar→ como Adão e Eva, caíram da presença de Deus, do projeto, etc.

Foi levantado morto→ incapacidade e impotência do homem diante das adversidades, principalmente diante da morte;

Paulo viu e desceu→ este ato de Paulo simboliza o ato de Jesus nos ter visto na nossa condição de morte e de ter deixado o esplendor de sua glória, ter descido a este mundo para se oferecer na cruz;

Paulo se inclinou→ Jesus veio para servir, não para ser servido. Quando Jesus inclinou sua cabeça e entregou seu Espírito, o véu rasgou e a terra tremeu;

Paulo o abraçou→ o amor do Senhor nos envolve, isso traz o calor do ES, traz paz, segurança, conforto, tira a solidão, etc.;
i. Êutico venceu a morte→ pelo sacrifício de Jesus também venceremos a morte;

Conclusão de Atos 20:7-12

Benefícios imediatos: Paulo subiu e foi partir o pão→ todo dia é dia de salvação e de partir o pão, a Obra é dinâmica. Em seguida, Paulo partiu para dar continuidade à Obra;

Benefício profético: a subida de Paulo representa a subida da igreja fiel; o romper da alva é o novo dia para a Igreja Fiel; o partir do pão é o banquete eterno; não pouco consolados representa a vida de glórias na Eternidade
c. Somente na presença do Senhor podemos gozar destes benefícios.

Esboço de Pregação em Atos 20:7-12 – No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite. Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos. Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto. Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!” Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora. Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou.


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

A experiência de Êutico – Atos 20:7-11

GRÃO – Deuteronômio 33:28

Esboço Bíblico – Caiu da Graça de Deus

Gênesis 22:1-5 – E viu o lugar de longe

Os quatro tipos de terrenos – Lucas 8:4-15

Importância da Assistência – Atos 20:8



Alguma dúvida?