Pular para o conteúdo

Deus está trabalhando – Atos 12:9-11


Deus está trabalhando – Pregação

Esboço de Pregação em Atos 12:9-11 – “E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão. E, quando passaram a primeira e segunda guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.”

Introdução de Atos 12:9-11

O projeto de Deus para as nossas vidas por muitas vezes não é igual ao nosso. É comum às vezes não entendermos isso, ou acharmos que, pelo fato das coisas não saírem como planejamos, que Deus não está fazendo nada, mas Deus sempre está trabalhando.

Desenvolvimento

Começamos esse texto mostrando como se iniciou aquela grande experiência de Pedro. O ponto inicial de tudo:

“…E, saindo, o seguia…”

Todo o projeto de Deus para as nossas vidas começou quando saímos das prisões que vivíamos neste mundo. Fomos libertos pela mão do Senhor. E o seguimos. O Senhor nos libertou para seguí-lo. Começou então nossa caminhada com o Senhor.

“…E não sabia que era real – verdadeiro (grego – alethes – ᾰ̓ληθής) o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão…”

Pedro seguiu o anjo, mas não estava crendo em tudo que estava acontecendo. Ele sabia que estava caminhando para a sua vitória, mas não estava entendendo como as coisas estavam acontecendo. “Será que é real ( verdadeiro tudo isso?” ).

Nós, após sermos tirados pelo Senhor deste mundo, o seguimos. Mas muitas vezes, na nossa caminhada, não entendemos algumas coisas. Sabemos que estamos caminhando para a Eternidade, mas às vezes vivemos situações, lutas, ou coisas que acontecem nas nossas vidas em que não entendemos o trabalhar de Deus. Deus está agindo, mas não do nosso jeito, não na nossa razão.

Pode ser que você não esteja crendo nas promessas de Deus, pode ser que você ache que não é real. “Deus prometeu salvar meu lar? Mas como, se meus familiares são tão difíceis, é real (verdadeiro) isso?” . Para alguns crentes, a promessa de Deus só é real (verdadeiro – alethes – ᾰ̓ληθής) se acontecer segundo a sua razão.

A primeira e segunda guarda

Pedro foi seguindo…seguindo…foi deixando coisas para trás, foi cada vez saindo…

Na nossa caminhada, todos os dias vamos deixando uma luta para trás. Todo dia vencemos uma batalha. Todos os dias é uma vitória. Vivemos a experiência de passar por 2 etapas: Morte e ressurreição.

Conclusão de Atos 12:9-11

Meus irmãos, o Senhor está trabalhando em cada detalhe de nossas vidas. É real, verdadeiro!  Suas promessas são reais! As bênçãos que Ele nos prometeu vão se cumprir, mesmo que não entendamos o trabalhar Dele.

Quando o anjo se apartou, Pedro entendeu tudo. Entendeu que o Senhor tinha enviado o seu anjo para livrá-lo da prisão e das mãos de Herodes.

“E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente ( alethes – ᾰ̓ληθής )…”_ Atos 12:11

O alethes que não entendemos agora, enquanto estamos no percurso do caminho, entenderemos no final.

Haverá um dia que iremos deixar este mundo. Iremos passar pela porta de ferro da vida, e iremos caminhar nas ruas de ouro celestiais. Então, iremos dizer:

“Agora entendi. Entendi que tudo que o Senhor fez na minha vida, tudo que aconteceu, foi para que eu chegasse aqui.”

Esboço de Pregação em Atos 12:9-11 – “E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão. E, quando passaram a primeira e segunda guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Quem não é contra nós é por nós – Lucas 9:49-50

Ilustrações Bíblicas – Fé

A Chave de Davi – Apocalipse 3:7-9

A rejeição de Vastí – Ester 1:9-22

A PASSAGEM PELOS TERMOS DOS AMORREUS – Números

A TÃO GRANDE SALVAÇÃO – Ezequiel 14:14

OS VALENTES TAMBÉM SE CANSAM – 2 Samuel 21:15-17

VOCÊ PODE FUGIR DESTE MUNDO – Deuteronômio 23:16

O choro pode durar uma noite – Salmo 30:5



Alguma dúvida?