Pular para o conteúdo

Não chores! – Apocalipse 5:4-5


NÃO CHORES! – Pregação

Esboço de Pregação em Apocalipse 5:4-5 – “E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.”

Introdução de Apocalipse 5:4-5

Vivemos um tempo onde o homem tem sofrido e escondido o seu sofrimento. Nem sempre você pode olhar para uma pessoa e enxergar seu sofrimento, porque o choro do homem é o choro da alma, e só há um que enxerga o choro da alma.

Desenvolvimento

Diferente do homem que esconde o seu choro, João aqui revela o motivo do seu choro. Ele alcançou o projeto de Deus. Ele não só alcançou, mas desejou fazer parte deste projeto.

O livro escrito por dentro e por fora

Existe uma visão da Palavra por dentro e por fora. O homem tem acesso ao que está por fora, mas o que dá vida é o que está por dentro, além da Letra: A Revelação.

“…”E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?”…”
Quem é digno e vai revelar ao homem o plano de Deus? Quem é digno e vai revelar ao homem que há jeito para sua vida? Quem é digno e vai revelar ao homem que há um Deus que pode transformar sua vida? Quem é digno de perdoar o homem?

Por que a expressão “digno” ?

A palavra livro aqui era um rolo. Naquela época havia vários tipos de rolos. Mas quando alguém fazia um rolo e o selava com 7 selos, este rolo era um testamento. O testamento era cerrado e só era executado após a morte do testador. Só o testador era digno de fazer o testamento e só sua morte abriria o rolo do testamento. Então, após a morte do testador, abria-se, lia-se, e cumpria-se aquilo que o testamento dispunha. (Nota: Comentário bíblico Dr. Russell Shedd).

Na cruz do calvário, o Cordeiro de Deus foi morto para que o testamento fosse aberto, ou seja, o testamento de vida eterna, de paz, de redenção da alma. Só o Cordeiro de Deus é digno porque Ele é o testador, Ele fez o testamento e deu a sua vida para que o projeto de Deus possa se cumprir na minha e na sua vida hoje.

O choro de João e o choro do homem

João chorou porque desejou aquele projeto. A alma do homem chora porque deseja ser salva. João conheceu Aquele que é digno de abrir o livro com os 7 selos.

Mas o motivo do choro do homem é porque ainda não conheceu Aquele que pode mudar sua vida, que abriu o Testamento o dando direito a uma nova vida. Vida eterna. Há 3 coisas que cessam o choro do homem:

a) Abrir o livro: Jesus abriu o livro na cruz do calvário;

b) Ler o livro: Segundo o dicionário, ler é decifrar o conteúdo escrito de algo.

A Revelação decifra o conteúdo do projeto de Deus. É a voz do Senhor que tira o homem do seu conhecimento da palavra da vida e o leva a experimentar a Palavra viva. Deus falando e transformando a vida do homem pela Palavra. Só Jesus é digno e pode dar ao homem essa experiência;

c) Olhar: Não havia como olharmos para Deus sem sentirmos culpa. Não éramos dignos de olhar. Pedro não resistiu o olhar do Senhor quando o negou porque sabia da sua culpa.

Mas Jesus olhou para o plano de Deus. Não havia um justo, nenhum sequer, mas Ele olhou para o plano de Deus, porque Ele só Ele é digno de redimir o homem. Quem iria olhar para a cruz para entregar sua vida? Quem suportaria isso? Jesus é o único que é digno de fazer cessar o choro da sua alma porque Ele olhou para o plano de Deus e o cumpriu. Ele cumpriu a Lei como Cordeiro de Deus.

Conclusão de Apocalipse 5:4-5

Somente o Leão da tribo de Judá fez cessar o choro de João.

E hoje o Espírito Santo está dizendo que há solução para o seu choro, que há um plano de Deus para a sua vida. Este plano não é para te dar algo passageiro para esta vida, este plano é para cessar seu choro, para te revelar o novo testamento de Deus que vai mudar sua vida.

Não chores!

Eis aqui o Leão da tribo de Judá! Que venceu, para abrir o testamento de Deus que dará vida eterna ao homem. Só Jesus pode fazer o homem vencer o seu choro e torná-lo vencedor.

“Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” Apocalipse 21:7

Esboço de Pregação em Apocalipse 5:4-5 – “E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele. E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Parábola do Tesouro Escondido

Ana, por que choras? – I Samuel 1:8

JESUS, O CAJADO – Gênesis 32:10

A porta do coração – Apocalipse 3:20



Alguma dúvida?