Apocalipse

Apocalipse 3:5 – O que vencer

O que vencer – Apocalipse 3:5

Esboço de Pregação em Apocalipse 3:5 – O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

INTRODUÇÃO de Apocalipse 3:5

  • João preso numa ilha (Patmos) é arrebatado em espírito ao céu: a visão da eternidade.
  • João é aqui um tipo da igreja fiel que está ilhada neste mundo, mas não perdeu a sua fé, e aguarda o dia da sua redenção: o arrebatamento.

DESENVOLVIMENTO

Vivemos, como igreja, um momento especial na história: o ápice do cumprimento das profecias que apontam para o arrebatamento.

Nesse versículo o Senhor Jesus faz três (3) promessas ao vencedor (= o que guarda a fé profética).

Vale salientar que no reino de Deus não há perdedores, mas somente vencedores, porque o nosso Deus é vencedor, e com ele somos mais que vencedores.

Condição para ser um vencedor:

  • Ser um servo de Cristo – porque o servo do Senhor ouve a voz do Seu Espírito Santo.

Os dois (2) principais recursos da graça responsáveis pela vitória da igreja neste mundo:

  • O sangue de Jesus (clamor); e
  • A Palavra de Deus, revelada pelo Espírito Santo.

As três (3) promessas do Senhor Jesus ao vencedor:

1ª) “será vestido de vestes brancas”:

– Hoje a cor da nossa veste espiritual é vermelha, pois temos a nossa vida redimida e santificada pelo sangue de Jesus. No arrebatamento elas se tornarão totalmente brancas, alvas como a neve, pois assim se vestem os cidadãos dos céus (Ap.7:9 e 13 e 14).

2ª) “de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida”:

– Aqui o Senhor mostra que nos conhece, e mesmo que venhamos em alguns momentos falhar com ele, ele jamais nos excluirá do seu reino, porque com o seu sangue tem nos perdoado de todo o pecado. Assim o Senhor nos garante a vida eterna (1ªJo.1:7; Hb.4:15).

3ª) “e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante de seus anjos”:

– Antes de vir nos arrebatar o Senhor Jesus confessará o nosso nome, o nome de cada um de nós, diante do Pai e dos seus anjos, porque esses mesmos virão com Ele nos arrebatar desse mundo para o encontro com o nosso Senhor e Salvador nos ares (Mt.24:31; 1ª Ts.4:17).

CONCLUSÃO

“O que vencer”:

Mas vencer o quê? E o que temos vencido pela fé no poder do sangue de Jesus?

Temos vencido:

A nossa razão, a nossa carne, as tentações diárias, o presente século, o cansaço, a doença, a dor de uma perda, as traições, às oposições à nossa fé, as incompreensões, o medo, as angústias tantas vezes, o opróbrio (desprezo, afrontas, humilhações), o engano religioso dessa última hora, etc.

Nós vamos cear com o Senhor agora, porque ele já venceu na cruz para nos proporcionar tão grande bênção, hoje aqui, e em breve na eternidade, todos os vencedores.

Você é um vencedor!

MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!

Pregação em Apocalipse 3:5 – O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.



Mais Esboço de Pregação

Une-te, pois a ele… – Jó 22:21

Quem falava comigo – Culto das Senhoras

10a Aula – Anjos. – A N J O S – Hebreus 1:14

A grande promessa de Deus