Oposição ao Evangelho – Pregação
Esboço de Pregação I Coríntios 1:23 – “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.”
Tema: DOIS TIPOS DE OPOSIÇÃO AO EVANGELHO
Introdução de I Coríntios 1:23
Paulo nesse texto mostra o que ele pregava, que evangelho ele pregava, que era Cristo Crucificado. Haviam 2 tipos de oposição ao Evangelho.
Desenvolvimento
Quando Paulo diz que pregava a Cristo crucificado, ele estava dizendo que o filho de Deus veio em forma humana, carne e osso, e que morreu com morte de cruz, pelo pecado do homem, pois é o Cordeiro de Deus.
Paulo pregava Cristo crucificado, ou seja, mudança de vida. O Evangelho eterno. Mas havia 2 tipos de oposição a este Evangelho que Paulo pregava.
Escândalo para os judeus
Alguns judeus (fariseus e escribas) não aceitavam que o filho de Deus viesse como um homem simples, para trazer a Graça e encerrar o período da Lei. Estes homens estavam cegos espiritualmente, vivendo uma vida religiosa.
Quando Jesus apresenta o projeto do Pai, eles o viram como escândalo. Por que eles se escandalizavam com Jesus? Porque queriam continuar cegos e vivendo na Lei. Jesus cumpriu a Lei.
A primeira oposição é quando o crente se escandaliza com aquilo que é pentecostal. Quando os seus olhos estão cegos achando que o culto é somente liturgia, quando não se pretende mudar de vida, mas apenas ter uma vida religiosa.
Quando se escandaliza com algo por desconhecer a Palavra e a Sã Doutrina. Muitos crentes ainda não viveram a Terceira hora do dia, mas enxergam aquele que vive o pentecostes como quem está embriagado. Só vivendo Cristo crucificado podemos alcançar o pentecostes.
“Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.” Atos 2:15
Loucura para os gregos
Muitos gregos vinham de longe conhecer Jesus, eles tinham curiosidade, e muitos se converteram, vemos os frutos descritos no livro de Atos. O grande problema dos gregos era a sua cultura idólatra, seu intelecto.
A segunda oposição é a loucura da razão. Loucura é tudo que for fora da Razão. Para muitos, Evangelho é somente o que está dentro da Razão. Deus não trabalha nas medidas da Razão.
O Evangelho eterno é um projeto realizado com a operação do Espírito Santo. Muitos querem servir a Deus de qualquer jeito, ou acham que seu intelecto pode os fazer conhecer a Deus, ter experiências com Ele, mas não pode.
Muitos, por viverem na Razão, só conhecem Jesus como mestre, mas não Jesus como Senhor.
“Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.” João 13:14
Conclusão de I Coríntios 1:23
Qual evangelho você vive e prega? O Evangelho te escandaliza? O Evangelho é loucura para você? Ou é Cristo Crucificado?
Existem estas 2 oposições ao Evangelho eterno, e que ainda hoje agem no meio de muitos.
Esboço de Pregação I Coríntios 1:23 – “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.”