Pular para o conteúdo

Só o Senhor nos faz habitar em Segurança – Salmo 4:6-8


Acesso Premium

Só o Senhor nos faz habitar em Segurança

Esboço de Pregação em Salmo 4:6-8“Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? SENHOR, exalta sobre nós a luz do teu rosto. Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho. Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.”

Introdução de Salmo 4:6-8

Vivemos em um mundo onde as pessoas estão constantemente em busca de “bens” que possam trazer felicidade, estabilidade e segurança. É natural que o ser humano valorize o que ele possui, como sua casa, carro, emprego e conquistas materiais. Contudo, muitas vezes essas buscas se tornam uma obsessão, e aquilo que deveria trazer satisfação acaba gerando mais ansiedade e insatisfação.

O Salmo 4 nos desafia a refletir sobre algo muito maior: Onde está a verdadeira alegria? Onde está a verdadeira paz? Quem nos mostrará o bem? Estas são questões que atravessam os séculos e continuam ecoando nos corações hoje.

Davi, autor deste salmo, sabia a resposta: o verdadeiro bem, a verdadeira alegria e a verdadeira paz vêm apenas do Senhor. Ele é o único capaz de nos fazer habitar em segurança.

Desenvolvimento

Quem nos mostrará o bem? (v.6)

O Salmista começa com uma pergunta: “Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem?”
Essa pergunta é extremamente atual. Nos dias de hoje, muitos também se perguntam: Onde encontrar a felicidade? Onde encontrar segurança?

As respostas do mundo geralmente apontam para o acúmulo de bens materiais. Casas maiores, carros mais luxuosos, salários mais altos. Não que esses bens sejam maus em si mesmos, mas o problema surge quando o coração humano os coloca como fonte suprema de satisfação.

Davi, um homem que tinha riqueza, poder e conquistas, entendia que nenhum desses bens materiais poderia satisfazer completamente a alma. Ele sabia que o “bem” que todos procuram só pode ser encontrado na luz do rosto de Deus: “SENHOR, exalta sobre nós a luz do teu rosto.”

A luz do rosto de Deus representa a Sua presença, o Seu favor, a Sua comunhão conosco. Quando vivemos sob a luz do Senhor, encontramos direção, propósito e paz, que nenhum bem material pode proporcionar.

Alegria que excede a abundância (v.7)

Davi declara: “Puseste alegria no meu coração, mais do que no tempo em que se lhes multiplicaram o trigo e o vinho.”

Aqui, Davi nos ensina que existe uma alegria que vai além das circunstâncias e dos bens materiais. A colheita de trigo e vinho simbolizava prosperidade e fartura, algo muito valorizado na sociedade agrícola de sua época. No entanto, Davi reconhecia que a alegria do Senhor era infinitamente maior e mais duradoura do que a satisfação proporcionada pela abundância de bens.

Quantas vezes vemos pessoas que possuem tudo o que o dinheiro pode comprar, mas vivem angustiadas e sem paz? Por outro lado, quantos cristãos, mesmo enfrentando dificuldades financeiras ou problemas pessoais, irradiam alegria porque têm a presença de Deus em suas vidas?

A alegria do Senhor não depende do que temos ou deixamos de ter. Ela é fruto de um relacionamento com Ele e da certeza de que somos amados, cuidados e guiados por Suas mãos.

Em paz me deitarei e dormirei (v.8)

No final do salmo, Davi faz uma declaração poderosa: “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.”

Davi sabia o que era enfrentar inimigos, guerras e perseguições. Mesmo assim, ele podia descansar em paz, porque sua confiança estava no Senhor.

Quantas pessoas hoje vão dormir preocupadas com o dia de amanhã? Com as contas a pagar, os problemas no trabalho, a saúde, a segurança da família? Essas preocupações muitas vezes tiram o sono, mas Davi nos ensina que podemos descansar em paz quando confiamos no Senhor.

Por quê?

  1. Porque Ele é soberano e cuida de todas as coisas.
  2. Porque Ele promete ser nosso refúgio e fortaleza, nosso socorro bem presente na angústia (Salmo 46:1).
  3. Porque nada escapa do Seu controle, e Ele trabalha para o bem daqueles que O amam (Romanos 8:28).

Hoje, o mundo oferece inúmeras soluções para a falta de paz, como terapias, medicamentos e técnicas de relaxamento. Mas a verdadeira paz, a paz que excede todo o entendimento, só pode ser encontrada em Jesus Cristo (Filipenses 4:7).

Conclusão

Descansando na Presença de Deus

Davi nos mostra que a verdadeira alegria e paz vêm da presença de Deus. Ele sabia que não eram suas riquezas ou seu poder que o faziam habitar em segurança, mas a proteção do Senhor.

Quantos hoje vivem inseguros, com medo do futuro, ansiosos sobre o que está por vir. No entanto, a Igreja fiel pode descansar, pois sabe que o Senhor é o seu refúgio, a sua fortaleza, a sua segurança.
Se você tem vivido sem paz, sem alegria, procurando segurança nas coisas deste mundo, hoje é o momento de entregar sua vida a Deus. Deixe que a luz do rosto dEle brilhe sobre você e traga direção, alegria e descanso.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28).


Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!
Alguma dúvida?