Só Jesus acenda a candeia – Pregação
Esboço de Pregação em Salmo 18:28 – “Porque tu acenderás a minha candeia; o SENHOR meu Deus iluminará as minhas trevas.”
Introdução de Salmo 18:28
O Salmo 18 é um cântico de gratidão e louvor a Deus pela Sua libertação e proteção. Davi, o autor do salmo, expressa sua profunda gratidão a Deus por tê-lo livrado de seus inimigos e o exalta como seu rochedo, fortaleza e salvador. No versículo 28, Davi declara:
“Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada; o meu Deus transforma em luz as minhas trevas.”
O salmista, neste salmo, adora ao Senhor por todo o seu cuidado para com ele. Livramentos, saúde, paz. Mas neste versículo, dentre todas as operações, ele destaca profeticamente a candeia.
Desenvolvimento
A candeia representa a vida espiritual. Vemos isso muito bem claro na parábola das 10 virgens, onde aprendemos que precisamos ter candeia acesa (vida cheia de fé, na Luz) e com óleo de reserva (presença do Espírito Santo em nossas vidas).
Quem acende a candeia
Mas se a candeia apagar, quem acende? Quem renova a fé? O salmista diz quem é que pode renovar sua vida espiritual: O Senhor.
Quem acende nossa candeia não é o pastor, não é a igreja, não é uma vida cheia de conforto. É o Senhor quem acende nossa candeia. Somos dependentes Dele.
Se a candeia apaga, não podemos pôr a culpa nos outros. Precisamos buscar àquele que acende a candeia.
Conclusão de Salmo 18:28
Há trevas a serem iluminadas? Então agora vai atrás daquele que acende a candeia. Só Ele pode acender tua candeia. Ninguém mais pode.
Esboço de Pregação em Salmo 18:28 – “Porque tu acenderás a minha candeia; o SENHOR meu Deus iluminará as minhas trevas.”
Mais Esboço de Pregação
- Vai bem a tua alma – 3 João 1:2
- Vida ou Morte? – Salmos 119:84
- A vigilância – Parábola das dez virgens