Salmos

Salmos 90:1 – A Temporalidade do Homem

A Temporalidade do Homem

Salmos 90:1 – SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração a geração. 2 Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.

Introdução

A Temporalidade do Homem – O homem é um ser temporal, se desgasta com o tempo e morre, fruto do pecado e da sua distância de Deus e do seu projeto. Mas tudo isso é mudado quando o homem aceita o projeto de Deus e sua Eternidade.

Desenvolvimento

A Eternidade de Deus – Deus é um ser eterno, e o tempo para ele não existe, Ele é o Senhor do Tempo. Tudo está em suas mãos!

O homem conta o seu tempo de geração a geração: “…Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração a geração”.

Contudo a eternidade de Deus é manifesta: “…de eternidade a eternidade tu és Deus”.

“Eu asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. João 5:24

O Senhor nos proporciona a vida eterna!

Confronto da Temporalidade do homem com a Eternidade de Deus

No texto o Senhor ressalta a temporalidade do homem:

“Tu reduzes o homem à destruição…” “…são como a erva, que cresce… e floresce… e seca…” “… acabem-se os nossos anos como um conto ligeiro”.

O pecado é o grande motivo de nossa temporalidade, mas Cristo aniquilou o pecado na cruz e em Seu nome temos vida eterna.

O Projeto de Deus

Deus tem um projeto para a eternidade do homem , o qual é alcançado na expressão do verso”Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios(Salmos 90:12)”. A forma de alcançar coração sábio é reger a vida dentro do projeto de Deus que é Jesus Cristo.

A morte tem sido o tempo final para aqueles que não estão em Cristo. Contudo, para aqueles que têm guardado o projeto de Deus em seus corações garantem a vida eterna e um tempo que não é contado diante de Deus.

Conclusão

O homem tem seus projetos e pode realizá-los. Tem direito a ser bem sucedido. No entanto, Deus tem um projeto de eternidade. Em Jesus, que podemos direcionar a nossa vida com sabedoria; Ecl. 9:10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem industria, nem ciência, nem sabedoria alguma”.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Sua família está preparada?

O sinal do profeta Jonas – Mateus 12:38-39

A resplandecente estrela da manhã – Apocalipse 22:16

Os quatro tipos de terrenos – Lucas 8:4-15

O que dizia a voz do Senhor? – Apocalipse 1:10

Marcos 6:31 – Não tinha tempo

CAMINHO ENTRE O PAI E O HOMEM – Zacarias 13:7

O homem natural não aceita a submissão – Filemom 1:10-12

DEIXE DEUS TRANSFORMAR – 2 Reis 5:14

BOM PASTOR – Zacarias 11:7

DEUS ACRESCENTA – Gálatas 2:6