Salmos

Você tem visto o que Deus tem feito? – Salmos 116:12-13

Você tem visto o que Deus tem feito? – Pregação

Esboço de Pregação em Salmos 116:12-13 – “Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.” 

Desenvolvimento de Salmos 116:12-13

Deus te faz bem!

Essa foi a conclusão que chegou o salmista ao olhar para sua vida e entender que ela era cheia dos benefícios de Deus. Benefício é o que faz bem.

Mas será que estes benefícios são sempre o que gostamos?

O que queremos?

O que agrada aos nossos olhos?

Muitos no fim, ou até no início de suas vidas, costumam achar ou entender que o SALDO das coisas está negativo, ou seja, Deus está lhe devendo algo. Como isso acontece?

“Deus não me deu isso”
“Deus não me deu aquilo”
“Deus permitiu aquilo de ruim”

Certamente essa expressão do salmista não era de uma pessoa perfeita, sem problemas, sem lutas, sem frustrações. Mas ele enxergou OS BENEFÍCIOS.

Que darei ao Senhor?

Quando ele diz: QUE DAREI EU AO SENHOR, não é que ele se sentia obrigado a dar algo. Quando decidimos dar algo ao Senhor, não pode ser por obrigação. Não agradecemos a Deus pelas lutas por obrigação. Mas isso foi GERADO em nós. Quando ele diz “QUE DAREI…” é porque isso, esse desejo de adorar, foi gerado nele.

Me tem feito

A operação em mim. Não tem feito aos outros. Tem feito em mim. É o testemunho pessoal. Esse benefício tem me alcançado, me atingido. Eu fui transformado por esse benefício. Esse benefício mudou a minha vida

Quando a minha luta ou a dor gera em mim um louvor (e pode gerar outra coisa: murmuração, reclamação, tristeza) …então eu recebi esse benefício. Fui alcançado por este benefício. A minha dor me trouxe um BENEFÍCIO. Não era necessariamente algo que ele tinha recebido materialmente, mas ele viu e enxergou um benefício. Você pode enxergar esse benefício ou não.

Muitas vezes a enfermidade que você tem, a perseguição que você está sofrendo, a frustração que você teve, pode te trazer um benefício. Pois tudo que Deus permite na vida dos seus servos traz sempre benefícios.

Tomarei

( Não iremos entrar no detalhe do costume que havia no Oriente no tocante ao significado do tomar o cálice… )
Porque tomarei? Porque ele NÃO TINHA AINDA TOMADO. Ele estava dizendo que PRECISAVA viver uma experiência a qual AINDA NÃO TINHA VIVIDO. Era um novo entendimento sobre Salvação. Aceitarei. Viverei. 
Ele precisava viver uma Salvação de ACEITAR TODAS AS PROVAS QUE O SENHOR ESTAVA O DANDO.

Conclusão de Salmos 116:12-13

Não podemos achar que benefício é só o que é material, o que nós gostamos, o que é bom aos nossos olhos. Os benefícios que Deus tem feito ao homem é para que ele venha tomar o cálice da Salvação.
Você tem enxergado estes benefícios?

Esboço de Pregação em Salmos 116:12-13 – “Que darei eu ao SENHOR, por todos os benefícios que me tem feito? Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.” 



Mais Esboço de Pregação

Salvação é passado, presente e futuro – Salmos 116:12-13

O Tempo do breve – Apocalipse 1:5

O encontro com a Verdade – Gênesis 46:30

O rebanho de Jesus – João 10:14-16