Salmos

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo – Salmo 91:1

Aquele que habita – Pregação

Esboço de Pregação em Salmos 91:1 “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”

Introdução de Salmo 91:1

O Senhor tem nos chamado para estarmos abrigados na revelação(Jesus é a grande revelação de Deus para vida do homem). Jesus disse: “vinde a mim vós que estais cansados…” O grande descanso na vida do homem é estar inserido no projeto de Deus que é a Salvação em Cristo.

Desenvolvimento

O texto começa a falar de alguém que habita.

Habitar

Estar num lugar todos os dias, ninguém tem uma habitação para estar eventualmente nela. Nós nos refugiamos todos os dias no Senhor, é o nosso lugar de aconchego. Salvação é todo dia – ato dinâmico.

Esconderijo

Um lugar secreto, feito para não ser descoberto facilmente. Para se chegar ao esconderijo deve-se saber o caminho (o dono do esconderijo – o Altíssimo – nos informa e conseguimos chegar até ele ). Quando achamos o esconderijo começamos a ter acesso aos mistérios e segredos de Deus.

À sombra do Onipotente

Sombra é uma região que demonstra o desenho daquilo que a gerou. Muitos estão se abrigando em muitas sombras, mas nós sabemos debaixo de que sombra estamos, o texto fale de quem é: do Onipotente, daquele que tudo pode. A nossa confiança é que estamos nos protegendo no Deus Todo-Poderoso.

Estamos achando descanso. A sombra não fica parada, ela se move, ou de acordo com a movimentação da luz que está sobre o objeto ou com a própria movimentação da pessoa ou objeto. Sua intensidade também se altera. Isso fala da dinâmica da salvação e da direção do Espírito Santo que é viva e nos faz andar (movimentar) na presença do Senhor, se ficar parado já não está debaixo da sombra.

Conclusão de Salmo 91:1

Estar escondido neste esconderijo, protegido por esta sombra é estar fazendo parte de um projeto, poucos alcançam este projeto, pois ele está escondido (muitos são chamados, mas poucos são escolhidos). É só por revelação que se acha o caminho do esconderijo para começar a ter conhecimento do que está ali: que é o projeto de Deus, a Salvação.

Esboço de Pregação em Salmos 91:1 “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”



Mais Esboço de Pregação

Jesus o descanso eterno – Isaías 4:6

Salmo 91:1 – Jesus, o abrigo seguro

Mistério de Deus – Efésios 1:3

Sacerdote eterno – Hebreus 7:1-3

Gênesis 14:18-23 – O Senhor reina em nossas vidas