Salmos

Por isso estamos alegres – Salmo 126:3

Por isso estamos alegres – Pregação

Esboço de Pregação em Salmo 126:3 – “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.”

Introdução de Salmo 126:3

Geralmente as pessoas sempre fazem coisas que nos entristecem. Até mesmo aquelas às quais nos são bem chegadas e que amamos, às vezes fazem coisas que nos tiram a alegria.

É bem certo que na maioria das vezes nós mesmos contribuímos ativamente para que as pessoas nos entristeçam. Com certas atitudes, provocamos alguém que acaba fazendo alguma coisa que nos atinge. O egoísmo, a individualidade, os interesses pessoais de alguns, são ingredientes principais para a tristeza de outros.

Desenvolvimento

Quando nos referimos ao Senhor podemos observar algo maravilhoso: Deus nunca faz nada para entristecer os seus servos.

Os atos de justiça do Senhor só nos trazem alegria, gozo e paz e nunca tristeza. O Senhor tem sido fiel e justo, e tem feito muito por nós, o problema é que as dificuldades e adversidades na nossa vida aqui são tantas, que nos esquecemos facilmente das grandes coisas que o Senhor tem feito por nós, e quando isso ocorre, ou seja, quando nos esquecemos dos feitos do Senhor, nós nos entristecemos.

Salmo 77:11-12 –  “Eu me lembrarei das obras do Senhor; certamente que eu me lembrarei das tuas maravilhas da antiguidade. Meditarei também em todas as tuas obras, e falarei dos teus feitos.”

O milagre que ele operou, a porta que ele abriu, a oração que ele respondeu, o livramento que ele operou, o familiar que foi alcançado, etc., são lembranças que não podem ser apagadas pelas lutas e problemas presentes, não que vamos viver do passado, mas devemos ser gratos ao Senhor, pois como ele fez, ele fará e continuará fazendo grandes coisas em favor do seu povo.

“Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.”

O nosso Senhor nunca falha, ele não comete equívocos, grande em sabedoria é o nosso Deus, o que ele faz é perfeito, pois os seus atos estão inseridos no seu maravilhoso projeto de salvação.

É insano pensar que o Senhor faça alguma coisa para o nosso mal. Nós precisamos estar conscientes de que estamos num ambiente hostil, é o deserto. Calor, frio, falta de água e falta de comida, são os quatro principais inimigos no deserto, e assim como o Senhor deu livramento para Israel quando os conduziu pelo deserto, provendo para eles livramentos acerca destes agentes nocivos, assim também ele tem feito conosco.

Para livrar do calor do sol ele pôs uma nuvem sobre o povo, à noite esta nuvem era uma coluna de fogo, iluminava e aquecia. Da rocha ele fez brotar águas, do céu ele mandava o pão.

Já paramos para pensar que o nosso Senhor tem feito o mesmo conosco?

Conclusão de Salmo 126:3

O Senhor só nos tem feito coisas boas, grandes coisas, por isso estamos alegres. Ele nos deu a salvação em Jesus, nos colocou no corpo que é a igreja, nos deu do seu Bom Espírito e preparou um lugar para nós em sua mansão celestial. O que mais queremos?

Está em luta? Ore. Obteve vitória? Cante louvores. Em todo tempo sejamos fiéis ao Todo Poderoso, o Deus de amor que tem nos abraçado, sustentando-nos a cada dia das nossas vidas, fazendo por nós coisas que às vezes nem mesmo percebemos, mas ele é fiel, o Guarda de Israel não dorme. Salmo 124:1 –  “Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel;” 

Esboço de Pregação em Salmo 126:3 – “Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.”



Mais Esboço de Pregação

Por isso estamos alegres – Salmo 126:3

Jesus o descanso eterno – Isaías 4:6

João 7:46 – Ninguém falou como este homem