O Vale de Baca

      O Vale de Baca

Texto: Salmos 84:5-7

 Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques. Vão indo de força em força; cada um deles em Sião aparece perante Deus.

 O salmo 84 é caracterizado com o cântico dos degraus. Os Cânticos dos degraus são assim chamados, pois estes eram entoados pelo povo de Israel quando subia a Jerusalém. Vemos neste salmo o projeto de resgate do homem e a sua trajetória de volta para a casa do Pai.

 

 Vale de Baca – tem dois significados: lágrimas” e “árvores de bálsamo

O vale de Baca fala do sacrifício de Jesus. Para Jesus, o vale representou lágrimas, angustia e sofrimento. Para nós, este vale (Bálsamo) representa cura, refrigério, consolo.

 Um detalhe: o processo de extração do bálsamo é muito parecido com o da seringueira. Fere-se a árvore e colhe-se a seiva para produzir o bálsamo. Assim, Jesus foi ferido para que pudéssemos, através de seu sangue, ser purificados dos nossos pecados.

 Chuva enche os tanques – é o segundo passo. Quando conhecemos Jesus, tivemos uma experiência de salvação, o Espírito Santo é derramado sobre nós como selo desta salvação. É o batismo com Espírito Santo que enche os nossos corações.

 Indo de força em força – processo de santificação do homem. A partir deste momento, o homem rejeita o seu velho “eu”, os pecados de outrora, a sua razão e vontade. Ele passa a viver uma nova vida, uma nova caminhada. De força em força, a cada dia. Esta força não é nossa, mas o Espírito Santo está conosco, nos orientando, nos dando toda a direção.

 Em Sião aparece diante de Deus – sem santificação o homem não verá a Deus. Fala do momento especial que a igreja tanto anseia: o encontro com o Senhor, as bodas do Cordeiro. A igreja será arrebatada e estará com o Senhor na eternidade.

 Nós podemos dizer que somos bem-aventurados, somos muito felizes. Sabemos que a nossa força vem do Senhor, que nos conduz, nos capacita nesta caminhada. Em nossos corações estão os caminhos aplanados: Jesus, o caminho direito, certo, que conduz o homem de volta a casa do Pai.

 

 

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário