Pular para o conteúdo

O Senhor é nossa Fortaleza – Salmos 46:1


O Senhor é nossa Fortaleza – Pregação

Esboço de Pregação em Salmo 46:1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”

Introdução de Salmos 46:1

O Rei Davi, mesmo tendo muito poder financeiro, político e militar, não depositava nele mesmo ou nos seus aliados a sua confiança. Ele confiava apenas no Senhor, que é o mesmo Deus que servimos hoje.

Desenvolvimento

O homem que não conhece ao Senhor, que ainda não teve uma experiência com Ele, deposita sua confiança em si, no seu emprego, diplomas, nos amigos dinheiro e em outras coisas. Mas quando a luta vem e ele se sente sozinho, vê que não tem em quem, confiar.

Mas, nós, que servimos ao Deus vivo, o mesmo de Davi, podemos dizer, tal qual ele disse que: “Deus é o nosso refúgio, nossa fortaleza…”

Todos nós enfrentamos lutas no nosso dia a dia. Trabalho, escola, lar, crítica dos colegas. Mas o servo fiel tem onde refugiar, tem onde buscar socorro.

O que é uma fortaleza?

Um lugar protegido, seguro… elas eram feitas antigamente para dar guarida das pessoas do ataque de seus inimigos. É assim o nosso Deus! A nossa fortaleza, a nossa proteção Onde nos refugiamos dos ataques do dia a dia, do adversário de nossas almas.

  • Onde está a nossa fortaleza? Na comunhão do corpo, na igreja.

“…socorro bem presente na angústia…”

Quem de nós não fica angustiado com tantas lutas, não é mesmo? Somos humanos, pequenos, fracos, necessitados, necessitados das bênçãos do Senhor.

Mas conhecemos um segredo que o mundo não conhece. É o clamor pelo sangue de Jesus, para que assim o Pai nos abrigue em sua fortaleza. Basta pedir por socorro que Ele nos socorre !!!!!

“…Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude e ainda que os montes de transportem para o meio dos mares…”

Continuemos confiando no Senhor…. Nada pode abalar a nossa confiança. A terra se mudar para o meio dos mares é o complicar da situação, é o apertar das lutas, porque os mares apontam para as lutas desta vida. Mas Jesus estará conosco. Tal qual no barco, quando os discípulos apavorados acordaram Jesus, que repousava, com medo de morrer e Ele acalmou a tempestade.

“…ainda que os rios abalem a nossa braveza”

Podemos às vezes ficar abalados, mas nosso Deus nos dá forças para não ruir…

“Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do altíssimo.”

As correntes do rio são as bênçãos do Espírito… a nossa alegria é o Senhor. O santuário das moradas do Altíssimo é o coração do servo fiel.

Conclusão de Salmos 46:1

Temos a quem recorrer? Em quem confiar? Temos, sim, no Senhor, em Jesus, que vencer a maior das batalhas que o ser humano pode enfrentar, que foi a morte. E se Ele venceu, venceremos também, porque com Ele somos mais que vencedores.

Esboço de Pregação em Salmo 46:1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”


botaodownload

Mais Esboços de Pregação

O SOCORRO – SALMO 23:1

Jesus o descanso eterno – Isaías 4:6

Palavra de Esperança – Zacarias 9:12

Guarda tu a fortaleza… – Naum 2:1

Fortaleza da Salvação – Habacuque 2:1


Alguma dúvida?