Mensagem bíblica em Salmos 11: 1-2 – No Senhor eu confio

No Senhor eu confio

Salmos 11: 1-2 – “No Senhor confio; como dizeis à minha alma: fugi para a vossa montanha como um pássaro?

INTRODUÇÃO:

A confiança é primeira expressão usada pelo salmista e esta confiança estava posta no Senhor. Em nossos dias as pessoas depositam a sua confiança em muitas pessoas (homens), em recursos matérias que possuem etc.
Para confiar é preciso conhecer, ninguém confia em quem não conhece. Davi conhecia o Senhor, tinha intimidade com Deus, isso foi adquirido ao longo da sua caminhada, por isso ele podia afirma com toda a segurança “no Senhor confio”.

DESENVOLVIMENTO:

Como dizeis à minha alma

–  Davi fala de vozes que pretendia aconselhar a sua alma, porém está voz o incitava a tomar uma posição que não era aquilo que o Senhor tinha para sua vida.
–  Não podemos dar ouvidos as vozes que ecoam neste mundo, mas tão somente a voz do Espírito Santo que proporciona a paz e  a alegria a nossa alma.

Fugi para a vossa montanha como um pássaro

O conselho é para que ele fugisse. O pássaro quando se sente ameaçado busca refúgio nos lugares mais alto a fim de livrar-se do seu predador, enfim age por instinto.

Diante das ameaças Davi agiria não por instinto, mas por fé.
 Agir por fé é ser totalmente dependente da revelação do Espírito Santo para a sua vida: nas decisões a tomar e nas escolhas a fazer.

Ex: Pedro 5:8 “sedes sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. Pois eis que os ímpios armam o arco, põem as flechas na corda… Para com elas atirarem

Arco e flecha são instrumentos de guerra da época.
O objetivo de quem manejava esses instrumentos era ferir e até mesmo matar.
Nós somos o alvo, o objetivo daquele que não ama as nossas almas é ferir e matar aqueles que estão na presença do Senhor.
Só o sangue de Jesus nos livra e guarda de todas as ciladas e investidas, esta é a Fé Profética

Às escuras – são as coisas que nós não vemos.

Porque são maquinadas por aqueles que estão nas trevas. Todavia, a Igreja fiel conta com a proteção do Senhor que a defende de todas as ciladas e investidas.

Ex: Zacarias 2:5 ”pois eu, diz o Senhor, serei um muro de fogo em redor, e para glória estarei no meio dela”.

Retos de coração  – são aqueles que andam na direção do Espírito Santo, servindo o Senhor com inteireza de coração. A retidão do coração só o Senhor ver e conhecer, mais ninguém.

CONCLUSÃO:

Davi confiava no Senhor; porém foi provado, enfrentou oposições, incitado a fugi, foi alvo dos ataques de homens ímpios. Todavia, sabia que o Senhor estava e está no comando de todas as coisas, porque ele soberano.

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email