ESTE E AQUELE NASCERAM ALI…
Salmo 87
INTRODUÇÃO
Este Salmo é uma verdadeira celebração à Sião, pois nele o próprio Senhor exalta os seus fundamentos, as suas portas e todos que a conheceram e nela habitam.
Desenvolvimento
A Jerusalém terrena viveu ao longo de sua história os fatos mais gloriosos, que marcaram e influenciaram a história da própria humanidade e todas as nações da terra. Tudo por causa do Deus que a elegeu como “Cidade Santa”, e nela fez cumprir grande parte de sua Palavra Profética, a fim de que os povos O conhecessem e Nele encontrassem a verdadeira razão de viver, a vida eterna.
Tudo que o Salmo menciona, aponta para a Jerusalém Celestial, e para aqueles que dentre os povos a conheceram e pela fé buscaram alcançar o privilégio de um dia nela habitar.
Sião está fundamentada nos montes santos e o Senhor ama mais as suas portas do que todas as habitações de Jacó. Coisas gloriosas se dizem de ti, ó Cidade de Deus. O monte Sião foi escolhido e santificado por Deus para ser o fundamento da cidade de Jerusalém. Ali Abraão ofereceu seu filho Isaque, Davi sacrificou na eira de Araúna, Salomão edificou o templo e foi também o lugar da crucificação do Senhor Jesus.
O Senhor fez menção no verso 4 a uma mulher e a vários lugares do mundo, os quais O conheceram através do testemunho de seus servos e da revelação do seu Espírito:
Raabe
Habitava Jericó e era uma mulher de vida reprovável e indigna. No entanto ela conheceu o Senhor através dos seus feitos tremendos no meio de Israel, quando este saía do Egito, e também pelas palavras dos espias, nas quais creu, e herdou um lugar em Sião.
Babilônia
Terra dos Caldeus, conheceu o Senhor através dos louvores entoados pelos deportados de Judá (Sl. 137: 3). Também pelos sinais operados na vida do profeta Daniel e de seus amigos, e também na vida do próprio rei Nabucodonosor.
Filistia
Os filisteus conheceram ao Senhor e o seu poder quando foram feridos de tumores, ao tomarem a Arca do Aliança de Israel, colocando-a no templo do seu deus Dagon, e também através da força de Sansão quando derrubou este mesmo templo muitos anos depois.
Tiro
Conheceu ao Senhor quando Hirão, o seu rei, cooperou com Salomão, cortando madeira do Líbano para a construção do templo do Senhor em Jerusalém.
Etiópia
Pelo testemunho da rainha de Sabá, a qual ouviu a sabedoria de Salomão na sua visita a Jerusalém. A prova está no fato de o Eunuco da rainha Candace ter subido a Jerusalém para adorar, muitos séculos depois, encontrando-se com Filipe no caminho de volta, onde foi evangelizado.
Todos estes nasceram ali, isto é, tiveram uma experiência que lhes deu o entendimento da realidade da vida eterna e do Deus Eterno, quando contemplaram a glória de Sião (a Jerusalém Celestial – a Vida Eterna), e pela fé se tornaram seus cidadãos e seus filhos.
Conclusão
E de Sião se dirá: Este e aquele nasceram ali: e o mesmo Altíssimo a estabelecerá. O Senhor ao fazer descrição dos povos dirá: Este é nascido ali.
Deus não olhará a humildade de acordo com as raças existentes, nem considerará as pessoas pela sua nacionalidade, mas apenas pelo fato de terem “nascido em Sião”. Ele levará em conta todos aqueles que o conheceram, e cujas vidas brotaram dentro das muralhas da Cidade Santa.

Faça login!
Mais Esboço de Pregação
Seja o teu falar: sim, sim e não, não – Mateus 5:37
Carta à Igreja de Éfeso – Apocalipse 2:1-7
Levítico 6:13 – O Centro da Adoração
Habacuque 3:18 – Todavia me alegrarei no Senhor
Eles estão no Templo – Atos 5:25
E edificava-se a casa com pedras preparadas – I Reis 6:7
A Vitória pela Madrugada – Provérbios 8:17
O irmão do filho pródigo – Lucas 15:25
Nossa esperança em Cristo – I Coríntios 15:19
A que você está apegado? – Jó 27:6
Mãos enfraquecidas – Sofonias 3:16-17