Pular para o conteúdo

A REVELAÇÃO – Salmos 36:9


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

A REVELAÇÃO

“Pois em Ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz.” – Salmos 36:9

INTRODUÇÃO

Quando falamos em revelação, há um entendimento de que estamos falando de um dom espiritual: o dom de ciência ou revelação. Nossa abordagem aqui não será restrita a um dom espiritual, ciência ou revelação. Revelação para nós é o projeto de Deus para que o homem entenda o seu propósito. Revelação portanto está no contexto de um projeto global de Deus. Deus quando cria o homem, cria para o homem também um projeto de salvação, projeto este que está oculto para muitas pessoas e para o mundo, e que só vem ao conhecimento do homem através da revelação. Portanto a REVELAÇÃO é o conhecimento do projeto de Deus para o homem.

UNIVERSO DA OBRA CRIADORA

Podemos  entender a existência de dois universos à nossa volta: o universo da Obra Criadora e outro universo da Obra Redentora. O universo da Obra Criadora é esse universo finito que conhecemos, universo palpável com suas medidas: largura, altura, profundidade e tempo, e nele o homem exerce a sua temporalidade, quer dizer, o homem vive nesse universo dentro de um tempo, e é nesse universo que se expressa a temporalidade do homem; portanto esse universo é temporal e histórico, composto de passado, presente e futuro, de geração a geração, de uma geração a outra. É nesse universo que o homem morre, sendo ele um ser temporal. O seu tempo é mesmo contado para a morte, com o engano de pensar que estamos ganhando vida, quando na verdade estamos morrendo.

Esta é pois a pergunta: Há quanto tempo estamos morrendo? Uns a trinta, outros há vinte, há sessenta, há setenta, estamos morrendo, o homem está morrendo e o seu tempo nesse universo é contado para a morte. Esse é o universo da Obra Criadora, onde tudo é finito, tudo é parte, nada é completo. A luz é parte, o tempo é parte, quer dizer, a vida em si é parte, tudo é parte. Quando Deus cria esse universo, cria do nada para existir por um tempo determinado. A primeira expressão da Bíblia no hebraico falando sobre a criação é essa: “Bereshit barat…”, o verbo BARAT é criar, e ali a tradução do Barat é: criou do nada para existir por um tempo determinado, então esse universo é finito.

O TEMPO

O tempo, esse tempo que vivemos nele, começou a existir a partir da criação, anteriormente tudo era eternidade, quando Deus cria esse universo cria o homem, a partir daí o tempo passou a ser contado, e um dia esse tempo terá fim. Então tudo volta ao seu estado inicial que é eternidade. Por isso, Deus no seu projeto quer unicamente resgatar o homem para a eternidade, através do evangelho que vem da eternidade passa pelo tempo do homem e prossegue para a eternidade. Isto pode ser chamado de um tempo, uma dispensação ou algumas dispensações, é um plano que para Deus, ou melhor, no âmbito de Deus é chamado Plano Profético e para nós também é um plano profético que só pode ser entendido através da revelação.

Queremos deixar bem claro aqui, que esse projeto não e entendido através de filosofia ou religião; não há religião que consiga trazer à luz esse projeto. Agora começamos a entender com clareza que existe um outro universo, além desse do tempo do homem, que é contado para a morte. É o universo da Obra Redentora.

UNIVERSO DA OBRA REDENTORA

Existe um outro universo onde tudo está revelado dentro de um contexto redentor, cujo projeto sobrepuja todo esse da Obra Criadora, e que o subordina: é o da Obra Redentora, porque enquanto na Obra Criadora as coisas são parte (velocidade, luz, tempo, medidas), o outro universo é o TODO, onde a vida não tem fim, a vida é eterna, o tempo é eterno, tudo convive dentro da velocidade onde o tempo não é mais contado.

A velocidade da luz é medida aqui no nosso tempo, mas no outro tempo não se mede a velocidade, porque não existe tempo, e quando o tempo convive com a velocidade, então não existe tempo, porque no universo da Obra Redentora não existe velocidade da luz, existe a essência que é a própria luz. Quem é a luz? É Jesus (“Eu sou a luz do mundo”). Tempo e luz são imensuráveis.

A LUZ

A Bíblia nos fala assim: Jesus veio ao mundo e Ele era a luz dos homens. Eu Sou a luz da vida, quem me segue (Quem anda em mim), não vê trevas. Jesus é a luz do mundo. João 8:12 -> “Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não andará em trevas…”. Lemos isto ou ouvimos as pessoas citarem, mas o alcance é muito grande porque na verdade Ele está se referindo ao todo, e a Bíblia fala de luz, ou de vida, está falando de essência, ela não está falando de parte apenas, fala do todo, fala do absoluto.

O homem também é parte e entende parte. Quando Deus dá uma bênção a alguém, esse alguém está entendendo que Deus está dando uma bênção do tamanho dele (do homem), mas a bênção da salvação é uma bênção que integra todo grande universo que é o universo redentor, onde não existem mais medidas. A eternidade, portanto, é qualidade de vida. Aí podemos entender o que os profetas, os santos, e os apóstolos quiseram dizer: “…um dia para o Senhor é como mil anos e mil anos como um dia” II Pedro 3:8. Para o Senhor não existe medida de tempo.

O universo criador

Tudo é parte no universo criador, ao passo que o universo redentor é o todo, é a essência, é o absoluto. É difícil se fazer o confronto do universo criador com o universo redentor e o entendimento desses dois universos é muito difícil, mas se formos ver as coisas do lado até humano, nós vamos observar um fato interessante. A física moderna descobriu que não são só as medidas que se mencionavam antes, até Newton: largura, altura e profundidade. Às três medidas deste universo, na física moderna foi incluído mais um outro elemento que foi o tempo: largura, altura, profundidade e tempo, ninguém entendeu, Einstein lutou para demonstrar sua teoria, a teoria da relatividade que incluía esse elemento e tudo ficou difícil.

Hoje as descobertas são exatamente em cima daquilo que ele prenunciou. Para facilitar ele colocou uma pequena fórmula para entendimento do seu projeto, daquilo que ele pensava a respeito das coisas: E=MC².

Ele queria dizer o seguinte: que energia (E) é igual a massa (M) vezes o quadrado da velocidade da luz. Concluindo estão que a massa no quadrado da velocidade da luz se transforma em energia. Gostamos da fórmula e sua aplicação prática, mas não dependemos dela para ir para o céu.

Não precisamos entender física para alcançar a eternidade, mas esse entendimento retrata muito claro o entendimento do homem a respeito de eternidade. Ele quis expressar o seguinte: quanto maior a velocidade, menor é o tempo.

Exemplo: Se eu sair daqui para Vitória, são cem quilômetros, eu pego um veículo que anda a cem quilômetros por hora e então em uma hora eu estou lá, mas se o meu veículo faz duzentos quilômetros por hora, então em meia hora eu estou lá; se ele faz quatrocentos, em quinze minutos; se ele faz oitocentos, em sete minutos e meio; mas se ele faz mil e seiscentos em três minutos e quarenta e cinco, então a medida que aumentamos a velocidade, diminuímos o tempo, até chagar um instante em que o tempo e a velocidade vão ser iguais: a velocidade é tão grande que o tempo passa a ser negativo, vou sair hoje e chegar ontem.

Eu sou a luz do mundo

Energia é igual: E=MC² (massa é o homem), a luz é a revelação, Jesus disse assim: “Eu sou a luz do mundo”, então Jesus = luz ou revelação. Se o ambiente estiver apagado não é possível saber quantas pessoas estão nele, não estamos vendo as pessoas, não vemos quem está de óculos, ou de blusa vermelha, nada enxergamos, mas se acendermos a luz, o que acontece? A luz revela aquilo que eu não sabia, o que estava acontecendo à minha volta, o que estava oculto. Por isso Jesus diz: “Eu sou a luz do mundo”. Ele é a revelação de Deus ao mundo, “quem me segue não anda em trevas”, quem segue a Jesus está na luz de Jesus. Está no caminho, não vai errar porque o caminha dele é luz, então Jesus é a luz ou a revelação. Jesus é o projeto de Deus para o homem. Jesus é a revelação.

Na fórmula de Einstein se você pegar um veículo com a velocidade aproximada da luz você vai transformar em energia. Falei sobre luz (C²). O homem na velocidade da revelação é igual a eternidade, porque quanto mais velocidade menos tempo, então se eu estou na revelação eu não estou somente na velocidade da luz, na fórmula de Einstein eu estou na velocidade da luz, mas eu estou em Jesus (na Luz) e se estou na luz, estou na revelação. Quando eu estou na revelação o tempo não é mais contado porque o tempo passou a ser eterno, agora a partir daí começamos a entender melhor a eternidade.

DESOBEDIÊNCIA E QUEDA

O projeto de Deus para o homem é esta Obra, projeto que está além da obra criadora que é a Obra Redentora, é o homem viajando na velocidade da revelação (no caminho). “Se andarmos na luz como Ele na luz está (se andarmos na revelação como Ele é a revelação), temos comunhão uns com os outros”. Quem não está na revelação, está na razão, na religião e o problema não é nosso. Satisfaz ao homem e não agrada a Deus.

Conclusão

Se você está na revelação você está num mundo novo: difícil, é muito difícil, para a religião entender isso é muito difícil. Colocar um grupo de pessoas quando cada um diz: eu acho, eu penso, você está com a razão e estar com a razão é estar no chão, no temporal. Adão e Eva estavam com a razão. Deus chamou Adão e perguntou que negócio é esse? Você desobedeceu. Ele estava com a razão, quando disse ao Senhor: “Foi a mulher que Tu me deste”.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

SALMO 36:9 – A REVELAÇÃO

A Revelação (I João 1:7)

Não ameis o mundo – I João 2:15–17

haja luz… – Gênesis 1:3

Cria em mim, ó Deus… – Salmo 51:10



Alguma dúvida?