Pular para o conteúdo

CONVITE À COMUNHÃO – Rute 02:14


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

CONVITE À COMUNHÃO

 Rute 02:14

Introdução:

O livro de Rute é um dos livros mais maravilhosos, porque nos fala do amor, da fidelidade, e da obediência de uma mulher, que entendeu e alcançou valor da herança e o significado do projeto do Senhor para a sua vida. Que abandonou tudo; sua terra, seu povo e os seus deuses, para servir a um único Deus, o Deus de Israel. Deixou todo para trás e foi em busca do bem maior, a herança prometida.

Esse livro nos conta a história de uma moabita, da nação de Moabe, que não tinha nenhum direito à herança do povo de Israel, mas pela sua perseverança, fidelidade, obediência e humilde, alcançaram a grande benção e foi incluída na herança.

Ela entendeu que a graça e a benção do Senhor Deus estava sobre o seu povo escolhido, o povo de Israel. Entretanto, ela não tinha nenhum direito, pois, não pertencia ao povo escolhido, mas atrás de Noemi ela conheceu o amor, a graça, a bondade e a infinita misericórdia do Deus de Israel. Pela sua fidelidade, ela foi achada digna de fazer parte da herança e muito mais, foi incluído na genealogia do Senhor Jesus. Rute, a estrangeira.

Rute é o símbolo da Igreja Fiel, que como gentílica e estrangeira, não tinha nenhum direito à herança da vida eterna, mas pela sua obediência, fidelidade e humildade foram achada digna de fazer parte da herança, pela grande misericórdia do Senhor Deus de Israel. Assim vive a todo o momento aos pés do Senhor, em plena dependência da graça do Senhor.

A grande experiência vivida por Rute foi maravilhosa. Ela e Orfa, a sua cunhada, estavam na mesma situação, no mesmo caminho. Mas Orfa, que é o símbolo da Igreja Infiel, desistiu desse caminho, voltou atrás e retornou para o mundo de Moabe, para os deuses e para o seu povo; voltou para sua vida anterior por que: não entendeu e nem deu nenhum valor à imensa promessa do Senhor.

Rute seguiu em frente e não olhou para trás. Do mesmo modo, vemos hoje a Igreja Infiel desviada do caminho, voltou-se para as coisas materiais do mundo, para o social, vivendo a cultuar outros deuses nos cultos ecumênicos, envolvida pela idolatria e afastada do projeto do Senhor para a salvação do homem.

Mas, a Igreja Fiel, a Obra do Senhor, segue em frente, pois, já conhece tudo o que o mundo de Moabe tem para oferecer. Sabe que esse caminho leva diretamente para a morte, a morte eterna. No texto que lemos, vimos quando Boaz convida Rute para se aproximar dele, na hora de comer. Boaz, cujo nome significa forte, foi o remidor de Rute, aquele que pagou o preço para que ela tivesse resgatada a sua herança. Boaz é a figura tipo do Senhor Jesus, o único remidor da Igreja Fiel, aquele que com o seu Sangue derramado na cruz, pagou o alto preço, pela nossa liberdade e salvação.

 

Por este motivo, assim como Rute, a Igreja Fiel está sempre aos pés do nosso Salvador, em plena comunhão a cada dia; porque, tudo que precisamos, ele nos concede: o alimento, o renovo e a paz. No final, Boaz casa-se co Rute, simbolizando profeticamente as bodas do Cordeiro; o casamento do senhor Jesus com a sua noiva amada, a Igreja Fiel. “À hora de comer Boaz lhe disse: Achega-te para aqui, e como do pão, e molha no vinho o teu bocado. Ela se assentou ao lado dos segadores, e ele lhe deu

grãos tostados; ela comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou…”Achega-te para aqui…

Nos fala da intimidade com o Senhor Jesus. Ele nos quer junto Dele, na sua presença. No momento de aflição, ansiedade, angustia provação e luta.

São nessas horas difíceis da caminhada, que o Senhor nos quer junto a Ele. É o desfrutar da paz, que só Ele pode nos dar. É receber a benção do renovo. O momento que o homem precisa se abastecer para poder continuar em frente. Até mesmo nos momentos de pouca fé, de frieza espiritual.

Sem essa intimidade profunda, e sem esse renovo, o servo fiel, não consegue caminhar e seguir em frente, em condições de enfrentar todos os obstáculos da jornada de cada dia. Este é o convite do Senhor para a sua Igreja, nos momentos de dificuldades, aflições e de lutas.

É o convite para o renovo do Seu grande amor, das infinitas misericórdias e das bênçãos maravilhosas sobre a vida da Igreja. É o sentir da Sua presença real e profunda no nosso meio.

O convite é renovado todos os dias e também nesta noite. Achega-te para aqui… e come do pão – nos fala da comunhão, da vida no corpo, do partir do pão. O pão nos fala do alimento par a nossa vida material, da nossa necessidade física, mas o mais importante, o pão é o símbolo da Palavra: o alimento precioso para a nossa alma.

Também nos fala da Doutrina, de tudo aquilo que o Senhor tem ensinado e que é necessário para o fortalecimento da Sua Obra. São os recursos do Senhor para as nossas necessidades espirituais. Para o crescimento espiritual da Igreja Fiel. …E molha no vinho o teu bocado – O pão molhado no vinho: A Palavra, associada, à alegria do Espírito Santo. O alimento poderoso para a nossa alma. O pão molhado no vinho facilita a mastigação, a deglutição, à ingestão, e torna fácil a absorção. Assim o corpo alimenta-se rapidamente. Da mesma forma a Palavra revelada, revestida do Espírito Santo, é mais facilmente entendida e, é total e prontamente assimilada pelo corpo vivo, que é a Igreja Fiel do Senhor.

Todo aquele que aceitar esse convite e achegar-se ao do Senhor Jesus, privando da sua intimidade e vivendo em plena comunhão, recebe esse alimento maravilhoso, o pão molhado no vinho. Desse mesmo modo vive esta Obra: caminhando para frente a cada dia, alimentada e renovada a todo o momento pela Palavra Revelada.

Ela se assentou ao lado dos segadores, ele lhe deu grãos tostados;- Esse é o lugar da Igreja Fiel: assentada ao lado dos segadores do Senhor, os seus anjos. Aqueles que estão ministrando a Sua Obra.

Os segadores no trabalho da colheita. Os que estão operando e buscando as vidas escolhidas que o Senhor tem separado. Os que vão separar o joio do trigo, na colheita celestial. Vejam que a posição da Igreja Fiel é de igualdade, ela está assentada ao lado.

Nem na frente e nem atrás. Sabem por que ela está nesta posição? Porque ela faz parte desse trabalho maravilhoso junto com os segadores, através do trabalho de evangelização, nas visitas aos lares e no trabalho de campo.

Ela também é responsável pela acolhida e pelos cuidados, dispensados com os visitantes; aquelas vidas que o Senhor tem trazido à sua casa. A igreja é participante ativa no trabalho da seara do Senhor.

Os grãos tostados simbolizam a Palavra provada no fogo. Representa as experiências dos servos com o Senhor, à consulta à Palavra, as experiências com os dons espirituais. …Ela comeu, e se fartou, e ainda lhe sobejou – Quando a Igreja Fiel se coloca na posição que o Senhor requer, vivendo na intimidade, na plena comunhão, as graças são incontáveis. Ela se alimenta todos os dias dos manjares que como o Maná, nos é concedido na porção necessária para cada dia. O alimento é farto e forte. As bênçãos são sem medida. Nada nos falta. Sempre recebemos muito mais do que merecemos. Se nos falta alguma coisa é porque não estamos na posição que o Senhor tem requerido. Não estamos buscando a intimidade e a comunhão com o Senhor.

 

 


Alguma dúvida?