Provérbios

Zelo pelo Rebanho – Provérbios 27:23

Zelo pelo Rebanho – Pregação

Esboço de Pregação em Provérbios 27:23 – “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre o gado”.

Introdução de Provérbios 27:23

Devemos ter cuidado com aqueles que se introduzem no meio da Igreja Fiel somente para confundir, causar dúvidas e transformar a graça de Deus em dissolução. Estão no meio da Igreja Fiel para contaminar o povo do Senhor com aquilo que eles trazem do mundo.

“Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para   este   mesmo   juízo,   homens   ímpios,   que   convertem   em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” (Judas 4). Judas diz que se introduziram alguns, mostrando que já estão em nosso meio. Não há dúvidas de que estas pessoas são participantes de uma obra que não a do Espírito Santo. É uma realidade incontestável.

Desenvolvimento

Na carta aos Gálatas (2:4), Paulo chama estas pessoas de falsos irmãos, que se entremeteram secretamente para espiar a liberdade que a Igreja Fiel tem no Senhor Jesus: “E isto por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos, porém em servidão”.

Na segunda carta de Pedro (2:1), vemos outra característica daqueles que estão no meio do povo do Senhor, embora não pertençam a ele: “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição”. Pedro escreve que eles estão disfarçados de profetas e doutores.

É a introdução do espírito libertino que faz com que as pessoas andem como quiserem, desviando a doutrina revelada da Obra do Espírito Santo dos corações e das mentes, fazendo com que as pessoas não consultem mais ao Senhor, neguem a importância e a eficácia do clamor pelo Sangue de Jesus e não creiam nos dons espirituais.

Pedro já prediz o fim desses que produzem esses frutos. Eles trazem sobre si mesmos repentina perdição. É por isso que vemos alguns sendo tirados pelo Espírito Santo, de uma hora para outra ou aparentemente sem motivo. O Senhor sabe por que está tirando e vai continuar operando à Sua vontade, para preservar a identidade de Seu povo.

O favor em dissolução

Essas pessoas convertem o “favor”, que, sem merecer, o homem recebeu de Deus (graça = salvação), em dissolução, operando uma obra de perversão e afastando o homem da revelação, na tentativa de descaracterizar o entendimento de Corpo de Cristo.

“Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram” (Judas 5). Judas faz aqui uma recordação,   insistindo com a Igreja Fiel para vigiar por causa da contaminação.

Ele fala a respeito de quando o Senhor, com mão forte, tirou o povo de Israel da terra do Egito. Ressalta o livramento do cativeiro (do pecado e do mundo). Lembra que, quem não crer nesse livramento e for após as obras do homem, não vai ficar em nosso meio. A Palavra da Verdade é justiça para os que creem e juízo para os que não crerem.

Conclusão de Provérbios 27:23

Quando as pessoas deixam de ouvir a voz do Senhor e não são mais dirigidas pelo Espírito Santo, se deixam levar por pessoas, por conceitos, por ocasiões, por murmurações e várias outras coisas que só afastam o homem de Deus.

A Igreja Fiel se encontra em constante vigilância. Não há tempo a perder. Há um povo orando. A Igreja Fiel não aceita esta situação que é proposta pelos inimigos do reino de Deus. No passado: a rebelião de Coré, Datã e Abirão (Números 16); a rebelião de Absalão (II Samuel 15); a sedição de Seba (II Samuel 20); o banquete de Adonias (I Reis 1:5 a 10); Himeneu e Alexandre (I Timóteo 1:20); Demas e Alexandre, o latoeiro (II Timóteo 4:10 e 14). A Obra é do Espírito Santo e não será afetada.

Deus tem se revelado a um povo fiel que está constantemente aos Seus pés e que não se intimida com situações adversas.

Esboço de Pregação em Provérbios 27:23 – “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre o gado”.



Mais Esboço de Pregação

Salvação, zelo e prática – 1 Timóteo 4:16

O cuidado com as Ovelhas – Provérbios 27:23-2

O rebanho de Jesus – João 10:14-16

O Pastor busca o seu rebanho – Ezequiel 34:12

As características da Ovelha – João 10:1-18