Há três coisas que tem um bom andar…Provérbios 30: 29, 30

Há três coisas que tem um bom andar…Provérbios 30: 29, 30

HÁ TRÊS COISAS QUE TÊM UM BOM ANDAR…

Provérbios 30: 29, 30

“Há três que têm um bom andar, e o quarto passeia muito bem: o leão, o mais forte entre os animais, que por ninguém torna atrás;  o cavalo de guerra, bem cingido pelos lombos; o bode também; e o rei, a quem se não pode resistir”.

INTRODUÇÃO

Esta palavra fala de quatro características do Senhor Jesus, na sua Majestade, no seu Poder e na sua Glória, para vencer os quatro inimigos do homem: o adversário, o mundo, o pecado e a morte.

DESENVOLVIMENTO

 

  • O LEÃO – É o mais forte entre os animais. Aponta para o Senhor Jesus como Rei. Um Rei que deixou a eternidade, onde era louvado pelos anjos e que deixou o seu corpo glorificado, para, como Leão da tribo de Judá, enfrentar o inimigo e vencê-lo. O leão é o mais forte entre os animais, mas no Projeto de Deus para a salvação do homem, o Rei teria que se fazer homem, para poder resgatá-lo das garras do adversário e da morte. Quando o adversário olhava para o Senhor Jesus, não o via como raiz de uma terra seca (fraco), mas como aquele que estava cheio do Poder de Deus e do Espírito Santo.

“E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos” – Apocalipse 5: 5

 

 

  • O CAVALO – É um animal de guerra, bem cingido pelos lombos. Aponta para um Jesus Poderoso, que veio para lutar em favor da igreja, que veio guerrear as guerras da igreja contra o mundo. O lombo cingido fala da firmeza e de sua condição de inabalável diante deste sistema maligno que é o mundo. O Senhor Jesus veio firmado no propósito do Pai.

“Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” – João 16: 33.

 

  • O BODE – O bode no Velho Testamento tem uma tipologia profética a respeito de Jesus. O bode emissário era aquele sobre quem o sacerdote impunha as mãos, transferindo para ele o pecado do povo, e o enviando para o deserto, onde morria. Jesus tomou sobre si as iniquidades de todo o mundo e deu a sua vida como expiação pelo pecado. Todo tipo de sofrimento, angústias e perseguições, Jesus sofreu por cada um de nós. Ele foi enviado ao deserto (este mundo), conduzindo a nossa culpa, e dando a sua vida em favor de todos nós.

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós” – Isaías 53: 6.

 

  • O REI – A quem ninguém pode resistir, nem a morte. O Senhor Jesus morreu na cruz do Calvário, mas ressuscitou ao terceiro dia, e voltará para buscar a sua igreja. A Palavra diz que o “último inimigo a ser aniquilado será a morte” (I Co 15: 26), Jesus venceu a morte, na sua ressurreição e voltará como Rei e ninguém poderá resistir diante de sua presença. Ele voltará Glorificado em todo o seu esplendor, para instalar o seu reino milenar aqui na terra. Ninguém vai resistir, e todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor. Na ilha de Patmos, o apóstolo João não resistiu à Glória do Senhor, quando o viu “caiu morto aos seus pés…”

Quem é o Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha, Ele é o Rei da Glória” – Salmo 24: 8.

 

CONCLUSÃO

Três coisas têm um bom andar – O Bom andar fala da realização do Projeto de Salvação e do modo como ele foi revelado no Ministério do Senhor Jesus. Fala da forma como Ele cumpriu a Obra para a qual o Pai o enviou, fazendo tudo para o benefício do homem. Como Leão Ele enfrentou venceu o inimigo, como Cavalo de Guerra Ele venceu o mundo e como um Bode Emissário Ele venceu o pecado.

O quarto passeia bem – Fala da fase da vida de Jesus após o cumprimento do Projeto, com a sua ascensão para a eternidade. O projeto foi cumprido, “Tudo está consumado”. Jesus foi recebido na glória e em breve voltará como Rei.

 

Gostou? Então compartilhe

2 comentários em “Há três coisas que tem um bom andar…Provérbios 30: 29, 30”

    • Obrigado pelo comentário!
      O criador do Portal Revelação congrega da Igreja Cristã Maranata. Contudo o site não tem vínculo e nem é canal de comunicação da mesma.

Deixe um comentário