Pular para o conteúdo

Ao terceiro dia se purificará – Números 19:12


Ao terceiro dia se purificará – Pregação

Esboço de Pregação em Números 19:12 – “Ao terceiro dia se purificará com aquela água, e ao sétimo dia será limpo; mas, se ao terceiro dia não se purificar, não será limpo ao sétimo dia.”

Introdução de Números 19:12

No dia a dia é impossível que o homem não peque.

Quando lemos os termos da lei mosaica, vemos que muitas situações era impossível evitar, como tocar no corpo de um morto – alguém precisava fazer isso.

Desenvolvimento

Esse capítulo fala a respeito de um sacrifício muito especial, que era o de uma novilha ruiva (Números 19:2). Era a única ocasião em que esse animal era oferecido.
Após essa oferenda o sacerdote ficava imundo até à tarde.

Outro homem recolhida a cinza que resultou dessa novilha queimada e a guardava fora do arraial, num lugar limpo, e ela seria misturada com água para fazer expiação.
Esse homem também ficava imundo até à tarde.

Então quando um homem tocasse num morto, ele ficaria imundo por sete dias.
No terceiro dia deveria se lavar com aquela água e ao sétimo era considerado limpo. Mas se não se lavasse no terceiro dia, no sétimo não estaria limpo.

A Bíblia não tem palavras sem sentido ou significado. Ela faz menção da cor do pelo da novilha – ruiva.
Davi, um dos homens que tipificaram Jesus no Velho Testamento, era ruivo.

Todos os animais puros sacrificados ao Senhor simbolizavam O Senhor Jesus. E cada um tinha um significado.

Essa novilha ruiva era toda queimada fora do arraial

Jesus havia suado sangue quando orava; depois lhe cravaram na cabeça uma coroa de espinhos e o fizeram sangrar. Isaías fala que suas vestes estavam tingidas de vermelho e em Apocalipse lemos que suas vestes estavam salpicadas de sangue.
Ele se deu por inteiro para fazer expiação pelo homem e foi crucificado fora de Jerusalém.

Sua cinza era guardada fora do arraial em um lugar limpo

Jesus foi posto numa sepultura nova, que não havia sido contaminada por nenhum outro morto.

Ao terceiro dia o impuro, porque teve contato com a morte (pecado) se lavará na água dessas cinzas, para que esteja limpo ao sétimo dia.

Era importante o homem estar limpo ao sétimo dia, porque era o dia de descanso. Era o dia em que o homem se apresentava diante do Senhor.

O impuro não podia fazer isso.

Conclusão de Números 19:12

O sétimo dia é o momento profético que aponta para a volta do Senhor Jesus, onde a igreja se apresentará diante do seu Deus.

Somente poderá entrar diante dEle, aquele que se purificou nas águas do Espírito Santo, que foi o resultado da morte e ressurreição ao terceiro dia do Senhor Jesus.

O homem que não tem experiência com a ressurreição de Jesus ainda não está purificado e não pode entrar no santuário eterno de Deus.

Esboço de Pregação em Números 19:12 – “Ao terceiro dia se purificará com aquela água, e ao sétimo dia será limpo; mas, se ao terceiro dia não se purificar, não será limpo ao sétimo dia.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Alguma dúvida?