Naum

TIRA ÁGUA PARA O CERCO… – Naum 3:14

TIRA ÁGUA PARA O CERCO… – Pregação

Esboço de Pregação em Naum 3:14 – Tira águas para o cerco, fortifica as tuas fortalezas, entra no lodo, pisa o barro e repara o forno para os ladrilhos.

INTRODUÇÃO

Os profetas conhecidos como profetas menores, como Naum, Habacuque, Sofonias e Ageu, profetizaram acerca dos acontecimentos referentes aos últimos dias no mundo, e não em Israel. Por isso eles não são muito valorizados pelos israelitas de hoje em dia.

Nos seus dias – 640 anos antes do Senhor Jesus, uma das táticas de guerra usadas pelos exércitos era o cerco. O objetivo do cerco, já que as cidades eram muradas por medida de segurança, era impedir que as pessoas saíssem para colher alimentos e apanhar água, enfraquecendo com o passar do tempo, a população que habitava dentro das muralhas.

DESENVOLVIMENTO

Naquela época, quando uma cidade estava para ser atacada por algum exército, a população tomava algumas providências com o intuito de resistir ao cerco o máximo de tempo possível, ou até chegar o socorro e o livramento. Para isso todos tratavam de acumular alimentos e água em casa, consertavam as brechas das muralhas, verificavam a disponibilidade de armas e procuravam se fortalecer para poder resistir ao cerco do inimigo.

Tira água para o cerco…

Naum 3:14 – Tira águas para o cerco, fortifica as tuas fortalezas…

O profeta Naum viu, naquele tempo, o que estava para acontecer ao mundo nos últimos dias. O Senhor lhe havia revelado a respeito do cerco e do aperto pelo qual o mundo passaria, e ele escreveu para advertir a igreja fiel, a fim de que ela se preparasse para os dias difíceis, que, na verdade, já começaram a se cumprir.

Nós precisamos tirar água, isto é, tomar a Palavra Revelada para, através dela, subsistir espiritualmente ao cerco por que passa o mundo e permanecer de pé na caminhada.

Fortifica as tuas fortalezas…

As nossas fortalezas são as armas espirituais que o Senhor tem colocado à nossa disposição. São os Meios de Graça, o jejum, a oração, as madrugadas, a comunhão, a vida no corpo, o Clamor pelo Sangue de Jesus e tudo aquilo que é da fé, e que pertence ao Espírito Santo. Não podemos confiar na nossa própria experiência ou na nossa razão, pois as armas da nossa milícia não são carnais. A fortificação das fortalezas gera salvação e vida eterna para nós e para aqueles que o Senhor quer chamar para a sua presença.

Entra no barro e pisa a massa…

Apesar do cerco e das tribulações desta última hora, a igreja precisa estar servindo, ela não pode estar assustada nem pode parar de trabalhar, pois muitas vidas precisam ser alcançadas e salvas. Entrar no barro e pisar a massa são atividades que fazem parte do processo de fabricação de tijolos. Isto se refere à evangelização.

O homem é como o barro, e o homem desta hora é como barro endurecido, que precisa ser tratado com a água (Palavra revelada) para amolecer seu coração e servir ao propósito do Senhor. Quando transmitimos a Palavra e o testemunho, estamos entrando no barro e pisando a massa, preparando-a para ser moldada conforme o propósito do Senhor.

Toma a forma para os ladrilhos

Depois que o barro é amolecido e pisado, precisa ser moldado conforme a forma, para adquirir as dimensões do padrão. O padrão não é o nosso, mas o de Deus. O formato não é o da religião, mas o da Obra revelada pelo Espírito Santo. O Senhor Jesus é o nosso padrão (a estatura de varão perfeito), e nós somos os ladrilhos – tijolos que serão usados na construção da Obra que o Senhor tem realizado nesta última hora.

CONCLUSÃO

Para que possamos resistir ao cerco por que passa o mundo, precisamos estar vivendo todo este processo, até que venha o nosso socorro e a nossa redenção eterna, com a vinda do Senhor e o arrebatamento da sua igreja.

Esboço de Pregação em Naum 3:14 – Tira águas para o cerco, fortifica as tuas fortalezas, entra no lodo, pisa o barro e repara o forno para os ladrilhos.



Mais Esboço de Pregação

JESUS É A NOSSA FORTALEZA – Naum 1:7

Desce da tua glória… – Jeremias 48:18-19

Resposta ao servo – Amós 9:13

Naum 2:1 – O destruidor está diante de ti

Guarda tu a fortaleza… – Naum 2:1

A Revelação – I João 1:7

Por que aquele homem nasceu cego? – João 9:1-7