Lamentações

O amor de Deus mudou na sua vida? – Lamentações 4:1

Amor de Deus

“Como se escureceu o ouro! Como se mudou o ouro puro e bom! Como estão espalhadas as pedras do santuário sobre cada rua!” Lamentações 4:1

INTRODUÇÃO

Todo o livro de lamentações fala do lamento do profeta Jeremias por Israel. Israel mudou. Não era mais como antes. O que mudou?

DESENVOLVIMENTO

Não havia mais no coração do povo o desejo de servir ao Senhor em fidelidade. O Amor havia esfriado. Esse sentimento o profeta chama de ouro.

O ouro puro e bom: É o amor de Deus no coração do crente. O desejo de servir ao Senhor com fidelidade e santificação. O puro desejo de servir ao Senhor, de adorá-lo sem questionar, de amar sua Obra.

Se escureceu o ouro: O ouro é um material muito resistente, mas há algumas coisas que podem fazer o ouro se escurecer. O ouro quando escurece perde muito seu valor.

1. O calor do sol

Primeiro que havia um receio naquela época de se deixar o ouro exposto ao sol, pois havia medo de que pudesse escurecer o ouro. Mas isso nunca ocorre, o calor do sol não escurece o ouro.

O calor do sol fala das lutas e aflições da vida, mas isso não pode esfriar o amor de Deus em nós. Não tem essa capacidade.

“As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.”
Cantares 8:7

Não podem esfriar o amor na vida da igreja fiel. Na sua história ela sofreu as aflições e perseguições, mas guardou o Amor.

“Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão.”
Cantares 1:5

2. Suor

Há uma coisa que escurece o ouro: O suor. O suor é o efeito do calor no corpo humano. Qual é o efeito das lutas nas nossas vidas? De trazer amadurecimento? Experiências? Ou trazer murmuração? Distanciamento de Deus? As nossas lutas não podem esfriar (escurecer) o amor de Deus em nós. Na vida da igreja fiel, o efeito das lutas é experiências e edificação.

As pedras do santuário

Os valores espirituais que se espalharam, se misturaram, perderam o valor. Valores que vieram da Eternidade (santuário), e que estão hoje envolvidos com o mundo (ruas).

CONCLUSÃO

Existe um amor pregado falsamente na Religião, mas não é o amor puro e bom, o verdadeiro amor de Deus é o puro e bom.

O amor de Deus mudou em sua vida?

Não qualquer amor, mas o amor puro e bom. Não qualquer fé, mas a fé pura e boa.

Os valores espirituais estão preservados em sua vida? Ou estão espalhados pelas ruas? Hoje Deus quer renovar seu amor e seus valores em sua vida. O que mudou em sua vida?

Bruno Rocha
Maceió/AL


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais Esboço de Pregação

Quando o feno é removido… – Provérbios 27:25-27

O Louvor da Igreja Fiel – Apocalipse 15:3-4

Efésios 3:17-19 – Amor de Deus

Os atributos de Deus – Tiago 5:16

A parte dos bens – Lucas 15:12a

Eliasebe, exemplo a não ser seguido – Neemias 13:4-5

O trono não está vazio! – II Reis 11:1

O Uso do Arco – II Samuel 1:17-18

O cedro simboliza o servo da Igreja fiel – II Crônicas 9:20 e 27

Jeremias 18:4 – Deus não desiste de você

Ministério de Pastor – Hebreus 13:17-18