Juízes

Vencendo Adoni-Bezeque – Juízes 1:1-7

VENCENDO ADONI-BEZEQUE

Juízes  1:1-7  “E sucedeu, depois da morte de Josué, que os filhos de  Israel perguntaram ao SENHOR, dizendo: Quem dentre nós primeiro subirá aos cananeus, para pelejar contra eles? E disse o Senhor: Judá subirá; eis que entreguei esta terra na sua mão. Então disse Judá a Simeão, seu irmão: Sobe comigo à minha herança. E pelejemos contra os cananeus, e também eu contigo subirei à tua herança. E Simeão partiu com ele. E subiu Judá, e o Senhor lhe entregou na sua mão os cananeus e os perizeus; e feriram deles, em Bezeque, a dez mil homens. E acharam Adoni – Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra ele; e feriram aos cananeus e aos perizeus. Porém Adoni-Bezeque fugiu, mas o seguiram, e prenderam-no e cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés. Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim DEUS me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.”

INTRODUÇÃO

– Israel estava diante de uma das maiores batalhas e na iminência de tomar posse de Jerusalém

– Adoni-Bezeque rei dos cananeus  tinha uma particularidade, ao vencer uma batalha ele cortava os polegares das mãos e dos pés dos reis vencidos.

DESENVOLVIMENTO

– polegares superiores: sem identidade e sem condições de lutar (usar as armas)

– polegares inferiores: sem equilíbrio (sem discernimento – tudo pode)

– perdiam a coroa (salvação) e comiam das migalhas que caia de sua mesa.

– a decadência espiritual: sem usar armas, perde o discernimento, perde a identidade, perde a coroa da salvação e vai viver uma vida de humilhação com Adoni-Bezeque. Muitos jovens estão vivendo das migalhas que caem da mesa de Adoni-Bezeque enquanto que na casa do Pai há fartura de pão.

a grande pergunta era quem iria enfrenta-lo? O Senhor escolhe a tribo de Judá (Jesus – o Leão da tribo de Judá).

– Judá por sua vez chama a tribo de Simeão (significa aquele que ouve) e faz uma promessa: sobe comigo  a  batalha e quando você precisar eu estarei contigo. E Senhor que vence as nossas batalhas.

Adoni-Bezeque foi morto em Jerusalém. A nossa vitória está em estar junto de Jesus e em Jerusalém (buscando a salvação).

CONCLUSÃO

– Podemos louvar porque Adoni-Bezeque está morto nas nossas vidas.



Mais Esboço de Pregação

Equilíbrio e firmeza – Juízes 1:3-7,

A vitória está no toque da Trombeta

A peleja contra Ameleque – Êxodo 17: 8-13

II Timóteo 2:8 – Lembrar de Jesus