Onde se ouve o estrondo dos flecheiros – Jz. 5:11

Onde se ouve o estrondo dos flecheiros

“Onde se ouve o estrondo dos flecheiros, entre os lugares onde se tiram águas, ali, falai das justiças do Senhor, das justiças que fez às suas aldeias em Israel; então, o povo do Senhor descia às portas.” (Jz. 5:11)

Introdução

Israel provara o quanto valia a pena servir ao Senhor dos Exércitos. O exército do rei Jabim, adversário de Israel, com o seu comandante Sísera, combatera contra Israel com novecentos carros de ferro e um enorme exército. Jabim queria destruir o povo, fazê-los escravos, porém, o Senhor chama Débora e Baraque e lhes profetiza a vitória para o seu povo dizendo para que subissem ao Monte Tabor, ao ribeiro de Quisom, pois ali, Deus haveria de fazê-los vitoriosos.

 

Desenvolvimento:

Agora, Débora e Baraque glorificam e exaltam ao Senhor com um cântico, porquanto, o Deus dos Exércitos de Israel manifestara o seu “braço forte” em favor de seu povo.

 

“Onde se ouve o estrondo dos flecheiros” – Glorificavam ao Senhor porque viram que no calor de uma grande batalha onde se ouve o barulho das flechas do adversário podiam sentir os braços do Senhor dos Exércitos a pelejar por eles. A igreja glorifica ao seu Senhor, pois, enfrenta as oposições do rei desse mundo que levanta os seus comandantes, a fim de destruir e escravizar a vida do povo de Deus. E no calor das nossas batalhas, onde muitas vezes escutamos o estrondo que as provas e lutas fazem nos nossos ouvidos, o nosso Senhor tem manifestado o seu braço forte em nosso favor.

 

“entre os lugares onde se tiram águas” – Débora e Baraque fazem menção do mistério que envolvia a vitória na vida do povo de Israel, que não seria pela força de seu braço e nem tampouco pelos seus carros de ferro e cavaleiros, porém, seria como o Senhor lhe falara: “no Monte Tabor, no Ribeiro de Quisom … eu os atrairei e lhes concederei a vitória…” Da mesma forma nós temos vivido as nossas vitórias, as quais são um mistério na nossa vida, aonde o mundo não consegue entender como conseguimos tais vitórias. A Igreja é vitoriosa não pelo seu braço forte, não pelos recursos que têm, mas pela Intervenção de um Deus que é o Senhor dos senhores. O mistério na nossa vida se dá pela nossa subida todos os dias ao “Monte de Deus”, aonde o Senhor Jesus é o Ribeiros de Águas Vivas que brota para abençoar o seu povo. No “monte de Deus, ou seja, na Casa do Deus Altíssimo, na Igreja, se manifesta o pode de Deus para as vitórias na nossa vida.

“ali, falai das justiças do Senhor” – Sabiam que a glorificação se daria naquele monte, junto àquele ribeiro, mesmo que para muitos fossem perda de tempo ou coisa assim. E assim vivemos glorificando e adorando o nosso Deus no seu santo monte, onde todos os dias estamos na casa do Senhor, aonde o Espírito Santo derramado flui para nos abençoar, não nos importando com os comentários dos outros, com o que vão pensar, pois sabemos o mistério que há em estar nesse lugar santo.

“das justiças que fez às suas aldeias em Israel” – Glorificavam por que a benção atingia todo o povo. Glorificamos porque Deus tem abençoado toda a sua Igreja: criança, adolescente… não há quem possa dizer que desde o dia do seu chamado, a sua vida não foi sobremaneira abençoada.

“então, o povo do Senhor descia às portas” Como resultado da grande vitória na vida do povo, podiam descer as suas casas. Da mesma forma vive a Igreja. Como resultado das grandes vitórias que alcançamos no monte de Deus, junto ao seu Ribeiro, podemos descer todos os dias às nossas casas cheios da bênção. Culto após culto, levamos para o nosso lar as vitórias de Deus para toda a nossa casa.

 

Conclusão:

A Igreja glorifica a Deus todos os dias, pois, o braço forte do Senhor dos exércitos peleja pela sua vida todos os dias. Deus te chama nessa noite para que vivas também debaixo desse mistério. E estando você no monte de Deus, junto ao seu Ribeiro, serás vitorioso e toda a sua casa, pois sendo assim, o braço forte do Senhor também pelejará por ti.

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email