Pular para o conteúdo

Tão somente esforça-te – Josué 1:7


Tão somente esforça-te – Pregação

Esboço de Pregação em Josué 1:7 – “Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para direita, nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.”

Introdução de Josué 1:7

Ao longo dos tempos Deus tem fortalecido a caminha do seu povo, apontando o caminho em que se deve andar e obedecer suas ordenanças. Isso em todo tempo e momento para não errar o caminho.

Desenvolvimento

Após quarenta anos de caminhada no deserto rumo a Canaã, terra que Deus prometera ao Seu povo, o Senhor chamou a Moisés e lhe disse que Josué iria conduzir o povo na conquista da terra.

O Senhor fez a Josué promessas grandiosas e lhe deu a certeza de que, como foi com Moisés, o usando com poder, também seria com ele: “Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.” Js 1:5.

Esforçar e ter bom ânimo

O Senhor, sabedor de tudo que Josué iria enfrentar, lhe falou orientando, cuidados e recomendações para que ele prudentemente se conduzisse na terra que ele iria entrar para possuir e assim fosse vencedor (Js 1:7-8).
Por três vezes o Senhor diz a Josué para se esforçar e ter bom ânimo. Nós realmente precisamos nos esforçar, pois a nossa carne nunca vai querer acordar pela madrugada, nunca vai querer jejuar, ler a palavra de Deus, mas com o Espírito Santo em nossas vidas nós somos fortalecidos: “…Mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” Rm 8:13b.

Quantas vezes nos esforçamos para fazermos tantas coisas, mas não nos esforçamos para assistir os cultos, as escolas bíblicas, para evangelizarmos as almas perdidas, para lermos a Palavra de Deus e termos um momento para orar. Servir ao Senhor deve ser nossa maior alegria.

O Senhor também falou para Josué ter o cuidado de fazer tudo conforme a Palavra e não se desviar da Palavra, nem para a direita, nem para a esquerda. Não podemos servir ao Senhor “mais ou menos”. Não podemos obedecer só quando for do nosso interesse, quando queremos uma bênção. Na caminhada para alcançarmos a vida eterna, não podemos parar e olhar para aquilo que tenta nos distrair, nos desviar do caminho para o céu.

O que tem desviado a muitos desse caminho?

Em vez de darem ouvidos à Palavra de Deus, estão dando ouvidos a opressões vindas das redes sociais, às conversas que não agradam a Deus… Tudo isso, às vezes, é muito bonito, muito engraçado, mas só distanciam o homem de Deus. Mas nós vamos ser como Josué, que creu e obedeceu tão somente a Palavra de Deus todos os dias da sua vida.

O Senhor disse a Josué que guardando e obedecendo a Sua Palavra, ele iria andar com prudência – “para que prudentemente te conduzas”. Era um dos benefícios de ter o cuidado de fazer tudo conforme a Palavra. Ser prudente é agir com cuidado, se desviando do mau caminho. Dando ouvidos somente à voz do Senhor. Tendo nossas mentes preservadas do mal.

Outra recomendação do Senhor foi meditar na Palavra dia e noite (obediência). Quando a nossa mente está ocupada com a Palavra de Deus não há lugar para dúvidas, ou pensamentos ruins, para desânimo. Precisamos separar um tempo para ler e estudar a Bíblia. Isso deve ser um hábito nas nossas vidas.
Precisamos amar a Palavra do Senhor, os estudos da escola bíblica que o Senhor tem para a Sua igreja. À medida que guardamos esses ensinos, o nosso coração se enche de fé. “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Rm 10:17

Conclusão de Josué 1:7

Josué foi obediente e descobriu os mistérios de fazer a vontade de Deus: ele foi vitorioso. Como fez com Josué, hoje Deus nos chama e nos diz: “Esforça-te e tem bom ânimo”.
Vamos seguir firmes, com fé, rumo à terra prometida, à Canaã Celestial que Deus preparou para Seus servos.

Esboço de Pregação em Josué 1:7 – “Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para direita, nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação



Alguma dúvida?