Calebe: Dá-me este monte – Josué 14:12-13

CALEBE: Dá-me este monte

Josué 14:12 e 13

Os 10 espias: Incredulidade e desobediência

Desânimo: fizeram derreter o coração. Contaminaram o povo, tiraram o foco da bênção do espiritual e jogaram no material. Sem fé é impossível agradar a Deus.

Anaquins eram gigantes. Fortes e guerreiros.

Não importa o tamanho do problema, importa é a fé com que vamos enfrentá-la.

Calebe creu em Deus, a despeito do tamanho dos homens ali. Se Deus prometeu, Ele é fiel para cumprir. Deus nos relembra de suas promessas. Os pés de Calebe haviam pisado ali. Deus nos relembra do que prometeu.

Obedecer no meio da tormenta, Deus renova as nossas forças. Ele alimenta o nosso ser. Tenho a mesma força, disse Calebe. São as forças das minhas convicções no Senhor.

É seu. Você vai lutar por isso, tentar, buscar! Eu vou entrar nesse negócio! Tenho que expulsar os gigantes.

Perigos:

  1. 1.Perder a fé. Incredulidade
  2. 2.Desânimo: Fazer derreter o coração dos outro
  3. 3.Desobediência

Ações:

  1. 1.Relembrar as bênçãos prometidas
  2. 2.Renovar as forças como as do velho Calebe
  3. 3.Enfrentar os gigantes e tomar posse daquilo que Deus nos dá.

Há na Bíblia, muito exemplos de homens que conquistaram em Deus grandes coisas.

Um desses exemplos é o de Calebe que é um exemplo de Superação e Perseverança.
Por que razão muitos sonham tanto e conquistam tão pouco? Por que muitos não vivem uma vida de triunfos?
Calebe quando tinha 40 anos recebeu promessas que foram liberadas sobre ele.

“ Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança”. Nm 14:24


Essas promessas demoraram 45 anos para se cumprirem em sua vida.

Aprendendo a Conquistar Com Calebe

  • Calebe Sabia Que o Tempo Não Impede o Cumprimento da Promessa

“Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu, porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus”. Js 14:8

“Ele não permitiu que o tempo diminuísse a sua esperança no cumprimento da promessa”

O Tempo é Um Instrumento Que Deus Usa Para:

a) Nos aperfeiçoar
b) Nos preparar
c) Nos tratar

Calebe sabia disso, que o tempo não iria impedir o cumprimento da Promessa.
Ele sabia que não morreria antes de ver o cumprimento da promessa!
“Passe o tempo que passar, no tempo certo a promessa vai se cumprir na sua vida”

Calebe Não Envelheceu Espiritualmente

“ E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar” Js 14:10-11


Quantas pessoas estão envelhecendo no espírito. Já não sentem o mesmo calor, a mesma fé, o mesmo entusiasmo, a mesma coragem.

Calebe Andava em Obediência

Obedeceu mesmo quando muitos desobedeceram!

“ Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela”. Nm 13:30
No meio da desobediência de muitos Calebe permaneceu obediente!

Calebe Possuía Fé no Profético

7 E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
8 Se o SENHOR se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
9 Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o SENHOR é conosco; não os temais. Nm 14:7-9

Calebe Era Um Homem de Princípios: Obediência e Respeito às Revelações

“Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança”. Nm 14:24


Ele ouvia Moisés, obedecia e respeitava e da mesma agiu com Josué.
“As revelações do Senhor existem para serem obedecidas e não questionadas”
“As revelações de Deus são inquestionáveis”

Calebe Sabia Que a Sua Força Estava em Deus e Não Nos Seus Braços

“Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse”. Js 14:12

Calebe Não Era Extraordinário

Ele fez a diferença no meio de sua geração!

Conclusão

Precisamos aprender com Calebe, tendo as mesmas atitudes que ele teve para que possamos conquistar da mesma forma que ele!

SUBA A MONTANHA

Josué 14:12 e 13: “Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia; pois naquele dia ouviste que lá estavam os enaquins e grandes e fortes cidades: Ó Senhor, porventura, será comigo, para os desapossar, como prometeu. Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança.”

Diz a Bíblia que aquela montanha era habitada pelos anequins, os gigantes daquela época, os ancestrais de Golias, aqueles gigantes guerreiros. A lança de um deles pesava 6,8 kg. Guerreiros, gigantes, cidades fortificadas em cima da montanha. O povo de Israel tinha conquistado parte da terra, mas não tinha conquistado a montanha.

Agora, Calebe olha para Josué e diz: “…dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia;” Josué 14:12

Em outras palavras: “Agora que não sobrou terra maravilhosa para mim, eu quero a montanha. Eu quero a terra dos gigantes. O Senhor disse que estará comigo. Eu subirei a montanha e derrotarei os gigantes.” Aí está a figura maravilhosa de Calebe.

O mundo está dividido

A cada doze, dois olham para as montanhas, dez olham para o vale. Esses dez são as pessoas que se limitam a sobreviver; os outros dois, são os líderes que mostram o caminho para a multidão. Atreva-se a estar entre os dois, olhe para as montanhas. De cada doze, dez estão correndo para o vale, buscando o mais fácil, buscando o mais cômodo.

E sabem por quê? Porque rolar para o vale é a coisa mais fácil, é só rolar, nem precisa esforço. A inércia leva você para baixo, a lei da gravidade o leva para o fundo. Você não precisa ser diferente.

Olhe para a montanha!

Atreva-se a subir e você descobrirá que os pés muitas vezes sangram; você vai suar, vai sentir-se cansado. Olhará para trás e, às vezes, terá a impressão de que não subiu nada. Olhará para cima e o cume da montanha ainda estará distante. Às vezes, há momentos de desânimo. Outras vezes você cai, se machuca e pode até rolar uns cinco metros, mas levanta-se e continua olhando para cima.

Subir a montanha não é fácil! Tem que pagar um preço. Quando chegar o momento de tomar decisões importantes na vida, por favor, não olhe para o vale, olhe para a montanha. Não escolha o mais fácil, escolha o que parece difícil. Desafie a si mesmo, porque, quando chegar lá em cima da montanha, descobrirá outras montanhas maiores. A vida é um permanente subir até que um dia Deus lhe diga: “Filho, chega até aqui.”

Chego ao fim desta mensagem, falando de alguém que passou uma noite em oração e lágrimas porque na manhã seguinte, tinha que subir a montanha e tinha medo. Ah, querido, se você subir a montanha, não será fácil, e não será porque em algum momento da vida você não experimentou o medo.

O Senhor Jesus passou uma noite inteira em oração e lágrimas, porque na manhã seguinte tinha que subir a montanha. Não era fácil. Na Sua humanidade, chegou um momento a cair de joelhos e dizer: “…Pai …passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e, sim, o que tu queres.” Marcos 14:36


Tenho medo de subir a montanha…

E sabem por que? Subir a montanha para Ele, significava sangue; o deboche de todo mundo; uma coroa de espinhos, mãos e pés cravados numa cruz miserável. Não é fácil subir a montanha! Mas sabe, lá em cima da montanha iria pagar o preço de nossa salvação e nós somos tão importantes para Ele, nós valemos tanto para Ele que embora a montanha significasse suor, sangue, desprezo, deboche, Ele esteve disposto a subir a montanha e a subiu para morrer como um marginal.

Jesus subiu a montanha e pagou o preço. Ele não teria feito isso se você não valesse; se não houvesse esperança para você; se não tivesse acreditado em você. “Foi por você também que Jesus mostrou amor. Padeceu sem merecer e sofreu até morrer, foi por você também que Jesus mostrou amor.”

Deixe a planície, deixe o vale da mediocridade. Olhe para as montanhas. Suba e pague o preço, derrame sangue e derrame suor. E mesmo que o mundo faça pouco de você, pague o preço. Porque o preço maior já foi pago por Jesus na cruz do Calvário, por você.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
faça login!

Mais conteúdo

Todos os personagens da Bíblia de A a Z

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora – Provérbios 4:18

A Vitória pela Madrugada – Provérbios 8:17

O jugo da juventude – Lamentações 3:27

Este vale se encherá… – II Reis 3:22-23

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração – Salmos 139:23-24

Ela pediu fontes de águas – Josué 15:18-19

Os lavradores maus – Mateus 21:33-40


Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário