O caminho que Deus encobriu – Jó 03:23

Caminho que Deus encobriu

Texto: Jó 03:23 – “Por que se dá luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus o encobriu?”

OBJETIVO: Salvação através de Jesus que se revela ao homem em seu caminho encoberto.

INTRODUÇÃO

 Jó estava em situação muito difícil: perdeu bens e filhos, além de ser incitado pela sua esposa a rebelar-se contra Deus. Seus amigos, que vieram consolá-lo, ficaram uma semana sem falar nada, tal era o sofrimento de Jô. Neste momento, Jó questiona porque Deus permite o homem passar por tanto sofrimento.

DESENVOLVIMENTO

Em primeiro momento, deve-se entender que existem diferenças entre as situações que o homem passa. Quando o homem é provado por Deus, recebe Dele todo o recurso para vencer, mesmo que pareça o contrário.

Há situações, porém, que são frutos de escolhas do homem, sem participação de Deus, como diz a própria Palavra (Pr. 14:12). O fim disso é morte, sofrimento para o homem, que acha que Deus é responsável por isso. Neste processo, o homem sente-se só, desamparado de todas as formas principalmente por Deus.

“… Por que se dá luz ao homem…”

Porque foi um Ato da soberania de Deus, em eleger o homem para receber a Salvação, em escolher e amá-lo acima de todas as coisas. A luz é indispensável para que o homem possa estar no caminho. A presença da luz (Revelação) evita tropeços e percalços no caminho podemos dizer que fundamental para a vida do homem.

“… Cujo Caminho é oculto…”

Nós desconhecíamos este caminho, andávamos em tantos caminhos que nos conduzia a morte, até que foi revelado pelo Espírito Santo este caminho, para mundo este caminho está oculto, mas para servos, ele é revelado.

“… E a quem Deus  o encobriu…”

Por ele te viu no seu caminho encoberto, amou você de forma tão incondicional, que enviou Jesus ao caminho mais encoberto, à cruz do Calvário, à sepultura, de onde ressurgiu ao terceiro dia. Qual o motivo disso tudo? Para que, seja qual for o caminho que o homem ande, possa brilhar a luz de Jesus e revelar ao homem um novo caminho para uma nova vida, a vida eterna com Deus.

CONCLUSÃO

Você tem duas opções: continuar no seu caminho encoberto, em meio a suas tristezas e sofrimento, ou viver este amor, entrar nesta luz que vai te guiar a um novo e vivo caminho para a salvação e a vida eterna com Deus. Escolha Jesus e viva na luz da sua revelação.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

Ilustrações Bíblicas – Ação do Espírito

ELIÚ FALA COM JÓ – Jó 42:1-6

A DESPEDIDA DE AGAR (Gênesis 21: 14 – 19)

REVERÊNCIA NO TEMPLO I João 1:7

A Obra Criadora

CONSELHO DO ESPÍRITO SANTO – Jó 5:8-9

MEU REDENTOR VIVE – Jó 19:25