Pular para o conteúdo

Convite ao arrependimento – Jeremias 7:1-4

CONVITE AO ARREPENDIMENTO

Jeremias 7: 1-4 

INTRODUÇÃO

Deus ordena ao profeta Jeremias que proclame sua Palavra ao povo de Israel, que naquela ocasião se encontrava distante dos seus caminhos, exortando-os ao arrependimento.

DESENVOLVIMENTO

O povo de Israel estava vivendo no pecado, cometendo atos semelhantes aos das nações pagãs. Havia assassinatos, idolatrias, injustiças, e outras coisas que desagradavam ao Senhor, mas mesmo assim o povo ia ao templo com frequência, para cumprir aquilo que já havia se tornado uma tradição, um  ritual e uma liturgia, destituída de ou qualquer sentimento ou consciência a respeito da vontade do Senhor. O profeta Isaías havia profetizado a respeito desta situação quando disse: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”.

Põe-te à porta da Casa do Senhor …

Jesus é a Porta (Jo 10: 9). Somente em Jesus o servo pode falar com autoridade e ser o porta-voz de Deus diante dos homens, pois não está sozinho, mas acompanhado do testemunho de uma vida plantada na . As pessoas hoje estão cansadas de tantos discursos vazios, de conferências e debates bíblicos. Hoje o que todos precisam ver é o exemplo na vida dos servos, por isso aquele que prega a Palavra precisa fazê-lo da Porta, isto é, na comunhão com o Senhor Jesus (Gal 2: 20).

Melhorai os vossos caminhos …

Cada pessoa segue um caminho, e todos julgam o seu caminho o melhor de todos. Mas o fim deles muitas vezes é a morte e o abismo. Melhorar o caminho, na verdade, significa buscar o “Melhor Caminho”. Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Não há outro caminho melhor e mais agradável a Deus, do que o Senhor Jesus, pois este é o único que conduz o homem pelas veredas da justiça e da paz, encaminhando-o à eternidade.

Melhorai vossas obras …

Isto não significa fazer mais caridade, dar mais esmolas, ser mais “bonzinho”, etc. A Bíblia diz que é dever de todos fazer o bem, mas aqui Deus se refere às Obras que procedem da (Ef 2: 10). O homem natural procura agradar a Deus através de sacrifícios, que ele considera boas obras, mas para o Senhor é melhor obedecer do que sacrificar. Melhorar as obras quer dizer deixar as suas obras (justiça própria) e firmar-se nas Obras da em Jesus, andando em obediência à sua Palavra Revelada, alcançando assim os “Frutos do Espírito”.

CONCLUSÃO

E eu vos farei habitar neste lugar

O Salmo 92 diz que os que estão plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. O resultado do caminhar na revelação de Jesus e na obediência, é uma vida de comunhão e esperança de Vida Eterna com o Senhor na Glória Celestial. este é o plano e o objetivo de Deus na vida de todo homem.


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais conteúdo

A parábola de Jotão – Juízes 9:7-15

Como escaparemos nós – Hebreus 2:3

A vossa Obra tem uma recompensa – II Crônicas 15:07

Quem poderá compreender o trovão do seu poder?

3 Coisas que o pecado tira do crente – Gênesis 38:17-18

Jesus e a Serpente de bronze – João 3:14 – 15

O Bálsamo de Gileade – Jeremias 8:22

Parábola do Semeador – Mateus 13:1-9 18-23

Não ameis o mundo – I João 2:15–17

À quarta vigília da noite – Mateus 14:26-27

Apocalipse 3:11 – Guarda o que tens!

Ester 4:16 – Se perecer, pereci

O significado da Páscoa no Velho Testamento – Êxodo 12:1-13