Isaías

Isaías 3:10 – “dizei aos justos que bem lhes irá…”

dizei aos justos que bem lhes irá… – Pregação

Esboço de Pregação em Isaías 3:10 – Dizei aos justos que bem lhes irá, porque comerão do fruto das suas obras.

Objetivo da palavra: confortar.

Introdução de Isaías 3:10

A palavra “justo” aparece pela 1º vez na bíblia se referindo a Noé (Gênesis, 6:9 e 7:1). Sendo que a mesma está presente em toda a palavra de Deus (ora de forma explícita, ora de forma implícita).

Importante salientar que sempre que encontramos essa palavra (justo) se referindo ao homem, aponta para uma condição que o mesmo não possui, e sim adquiri diante de Deus. Pois, a própria bíblia nos afirma que todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus. Portanto, para que o homem se torne justo, é necessário que o mesmo creia e esteja ligado ao único justo( que é o senhor Jesus ).

Ainda no livro de Gênesis, encontramos as vestes que foram feitas por Deus para cobrir a nudez de Adão e Eva; de que maneira foram feitas essas vestes? Foram feitas a partir da morte de um animal. Mais tarde, Abel apresentou como oferta a Deus (um cordeiro), sendo aceito por Deus.

Há, portanto, da parte do Senhor o desejo em fazer com que o homem entenda que só ha uma maneira de ser justificado, é através do sangue de Jesus (sacrifício). Citar (JOÃO, I: 29)

Desenvolvimento

– Dizei: o Senhor tem falado ao coração de um povo que tem inclinado os seus ouvidos para ouvir a voz do Espírito Santo. Que deseja conhecer a cada dia os mistérios da eternidade, que está vivendo em comunhão com ele. Por isso, devemos lutar para preservar esta benção, sendo sensível a sua voz. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

-Aos Justos: está no plural porque muitos têm sido justificados pelo sangue de Jesus, crendo no seu sacrifício lá na cruz e estão desfrutando da benção de serem participantes do corpo de cristo (igreja fiel). Por isso, que Deus está conosco, se revelando e falando todos os dias aos nossos corações, porque em breve estaremos com ele na eternidade.

-Ser Justo para o mundo: é ajudar o próximo, praticar obras de caridade, honrar os compromissos assumidos e outras coisas semelhantes a estas. Essas coisas são mais do que obrigação de todos nós. Mas o ser justo para Deus é aceitar o sacrifício de Jesus.

-Que bem lhes irá: nós precisamos entender que há lutas e provações pelas quais teremos que passar, seja servo ou não. Porém, confiamos plenamente na promessa de vida eterna que nos foi dada por Jesus, e que tudo está sob o governo do Senhor. Citar: (Romanos 8:32).

Enquanto que o justo em Jesus caminha na certeza de que tudo lhe irá bem, porque está caminhando para a eternidade, com o ímpio acontece o contrário, pois o seu caminhar é sem a certeza de eternidade com Deus (“aí do ímpio! Mal lhe irá”).

-Comerão: é participar ou desfrutar de algo. Nós temos desfrutado das ricas bênçãos do Senhor (paz, consolo, alegria, curas, libertações, etc.). Que já são vivenciadas aqui neste mundo e que se estenderão para a eternidade quando o veremos face a face.

-Do fruto das suas obras: antes de termos uma experiência de salvação com o Senhor Jesus, o fruto que era produzido por nós em nossa maneira de viver era para morte. Mas agora que fomos justificados pelo poder do sangue de Jesus, o nosso fruto é para a santificação. O que traz ao nosso coração a certeza de uma vida eterna. (RM: 6: 20-22).

O Senhor Jesus disse: que a árvore boa não podia dar mal fruto, nem a árvore má dar fruto bom. Quando nós andávamos sem Jesus nós éramos como a árvore má, que só dava fruto ruim (desobediência, infidelidade, falta de temor de Deus). Podemos dizer hoje que somos uma árvore boa e que o Senhor tem podido achar em nós frutos bons (obediência, fidelidade, temor ao do seu nome). Pois o senhor mudou a nossa vida e o sangue de Jesus é que nos justifica diante de Deus.

Conclusão de Isaías 3:10

Portanto, amados, a súplica do Espírito Santo nesta última hora (partida da igreja), é para que jamais esqueçamos que a uma eternidade que está a espera daqueles que foram justificados pelo sangue de Jesus, que creram no seu sacrifício. E que as lutas e provações pelas quais venhamos passar, não nos faça esmorecer nem desanimar.

Temos ouvido a sua voz (dizei), fomos justificados (justos) em Jesus e aguardamos a sua volta(bem lhes irá). A palavra do Senhor para nós é: “dizei aos justos que bem lhes irá: porque comerão do fruto das suas obras”.

Esboço de Pregação em Isaías 3:10 – Dizei aos justos que bem lhes irá, porque comerão do fruto das suas obras.



Mais Esboço de Pregação

ERVAS AMARGOSAS – Êxodo 12: 8

Importa, porém, caminhar hoje – Lucas 13:32-33

Provérbios 4:18 – Mas a vereda dos justos…

O caminho do homem – Provérbios 4:18