Pular para o conteúdo

A hora de despertar – Isaías 29:8


A HORA DO DESPERTAR – Pregação

Esboço de Pregação em Isaías 29:8 – “Será também como o faminto que sonha, que está a comer, porém, acordando, sente-se vazio; ou como o sedento que sonha que está a beber, porém, acordando, eis que ainda desfalecido se acha, e a sua alma com sede; assim será toda a multidão das nações, que pelejarem contra o monte Sião.”

Desenvolvimento de Isaías 29:8

A palavra de Deus é repleta de dicotomias. Nela, vemos a bênção e a maldição; a vida e a morte; a boa escolha e a má escolha. Do Gênesis ao Apocalipse, o Senhor apresenta um projeto perfeito de Salvação à vida do homem. Cabe a mim e a você aceitarmos esse projeto e passarmos a fazer parte dele.

Quando Pedro, no evangelho de João, pergunta ao Senhor para onde ele iria, o próprio Simão Pedro sabia a resposta porque diante dele estava Jesus – o homem que tinha as palavras da vida eterna. Pedro sabia que em Jesus ele tinha o descanso.

Diferentemente de Pedro, o homem natural que não teve ainda um encontro com o Senhor anda solitário, triste e com a alma sedenta. Fora do Senhor Jesus, não há pessoa alguma, estadista algum, homem nenhum que dê ao ser humano o que ele precisa: paz, alegria, segurança e esperança.

Homem sem esperança

O texto em Isaías fala desse homem que não tem esperança. Retrata cabalmente sua condição. Vamos a ela:

Será também como o faminto que sonha, que está a comer, porém, acordando, sente-se vazio: Quem não tem o Senhor, sente fome. Não a fome física, mas a fome da alma. O sonhar retrata seu estado de letargia. Na verdade, na verdade, ele dorme espiritualmente falando e quando pensa que está a comer, acorda e vê que na sua vida há um vazio enorme. Sonha com o que não tem.

Mas o Senhor, na sua palavra, proveu ao homem o alimento que dá vida ao pecador. Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. (Jo 6:35)

…ou como o sedento que sonha que está a beber, porém, acordando, eis que ainda desfalecido se acha, e a sua alma com sede: Nessa parte do verso, o Senhor fala mais uma vez da necessidade física do ser humano.

Água da vida

A necessidade de beber água constantemente. A água que nos dá a vida é o Senhor Jesus e só Ele é capaz de nos dessedentar, tal qual fez com a mulher samaritana e tantos outros que foram até Ele. “Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” (Jo 4: 13-14)

Não é, portanto, difícil identificar que assim se encontra o homem distante de Deus. Desamparado, triste, desanimado com as lutas desta vida.

Conclusão de Isaías 29:8

Quantos estão ao nosso redor, aparentemente felizes e completos? Muitos.

Mas, por dentro, estão vazios, sem forma e deprimidos. Lutam com suas próprias forças, recusam a bênção de Deus e permanecem assim. Contudo, Deus tem a solução para os que estão longe e cabe aos servos fiéis apresentarem esse projeto perfeito. Mostrar o Pão que alimenta a alma do homem e a Fonte da Vida que jorra na direção do sedento. O Senhor quer despertar o homem deste sono, a fim de que ele alcance a Eterna Vida!!

“Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.” (Sl 107:9)

VEM JESUS!!!

Esboço de Pregação em Isaías 29:8 – “Será também como o faminto que sonha, que está a comer, porém, acordando, sente-se vazio; ou como o sedento que sonha que está a beber, porém, acordando, eis que ainda desfalecido se acha, e a sua alma com sede; assim será toda a multidão das nações, que pelejarem contra o monte Sião.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação!

Será também como o faminto que sonha – Isaías 29:8-14

A Obra do Coração – Atos 9:24-25

O trono não está vazio! – II Reis 11:1



Alguma dúvida?