I Crônicas

Um Lugar Para a Arca – 1 crônicas 13:03

Um Lugar Para a Arca – Pregação

Esboço de Pregação em 1 crônicas 13:03 – “e tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não a buscamos.”

Introdução de 1 Crônicas 13:03

A história da arca é uma história impressionante, porque ela fala de um projeto. Um projeto onde Deus queria se revelar ao homem e Deus usa seus elementos para isso. Deus nunca deixou o homem à mercê de si próprio, o homem cria para si seus ídolos e religiões. Ele é capaz de desviar o projeto de Deus, dependendo de seus interesses, dependendo de sua condição, de seu momento, mas Deus não mudou – Deus é o mesmo e nós conhecemos e sabemos isto, Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Deus tem um projeto para o homem, Deus não mudou o projeto, deus não vai mudar o projeto. Ele tem dado todas as informações, colocado à disposição do homem tudo o que ele precisa para andar nesse projeto.

Arca da Aliança

A arca da aliança – o nome já indica um projeto de deus ajustando a aliança dele com israel, com o povo. Ele estava colocando à disposição do povo um projeto do interesse de israel. Sua presença frequente, permanente no meio do seu povo. Era um compromisso, é o amor de Pai com o povo. O homem passou a achar isto algo comum, deus não se agradou deste sentimento humano.

Quando nós meditamos na história da arca comparando ao que é espiritual, nós vemos aquilo que aconteceu na morte e no sacrifício de jesus. Quando o véu do templo rasgou de alto a baixo, todos os segredos foram descobertos naquele instante, tudo foi aberto para que o homem fosse direto a deus, e agora podia participar dos mistérios de deus.

Aquilo que Israel desprezou, agora ia ser transferido para a igreja (Israel espiritual) de um modo especial e particular. Só que a arca não estaria mais aqui na terra, mas aquela arca estaria agora na eternidade, porque é o governo de deus sobre a igreja, representando todos aqueles elementos que viveram e conviveram com o homem aqui; e não foi valorizado.

Quando o véu rasgou-se, o que estava além do véu, foi colocado à vista do homem, mas muitos não perceberam, mesmo sendo cristãos.

É que três coisas fundamentais da revelação de Deus aos homens estavam ali à disposição do homem, (no interior da arca).

a) A Arca

Aponta para a Palavra revestida de poder (ouro).

b) O Propiciatório

Aponta para Jesus. Aquele que agora se fazia propício (que protege ou auxilia) ao homem. A partir dali, o homem se chagava a Deus através de Jesus, através de seu sangue. Então a segunda figura era o poder do sangue de Jesus. O poder do sangue de Jesus, representado ali no propiciatório, tampava o que estava ali dentro da arca, o brilho que estava ali dentro da arca, ninguém pode ver o mistério que está ali dentro, o mistério da arca, sem conhecer o poder do sangue de Jesus, sem passar pelo sangue de Jesus.

c) Os Anjos

O ministério dos Anjos, porque eram as asas dos Querubins que estavam ali.

As asas dos Querubins

Representavam a fé e a operação do Espírito santo. Aquele que leva os recados da parte de Deus, traz os recados da parte de Deus para o homem e leva as necessidades do homem para Deus; aquele que liga o Céu e a terra.

Comentário

A arca tinha três coisas importantes:

Temor – Deus

Mistério – Espírito Santo

Glória – Jesus

Um Lugar Para a Arca

Esboço de Pregação em 1 crônicas 13:03 – “e tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque nos dias de Saul não a buscamos.”



Mais Esboço de Pregação

Além do véu – Lucas 23:44 e 45

Um lugar para a Arca – I Crônicas 13:3

Na arca nada havia – I Reis 8:9

10a Aula – Anjos. – A N J O S – Hebreus 1:14