Pular para o conteúdo

A posição do Servo – 2 Crônicas 20:12


A posição do Servo – Esboço de Pregação

Esboço de Pregação em 2 Crônicas 20:12 – “Ah, nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante essa tão grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos, porém, os nossos olhos estão postos em ti.”

Introdução de 2 Crônicas 20:12

Por mais experiente na fé que o homem seja; por mais tribulações que já tenha passado e obtido vitória, às vezes, pode haver momentos em que ele poderá se sentir perdido, sem saída, desnorteado, frente às tamanhas calamidades que o podem envolver.

Josafá, cercado por três exércitos inimigos, confessa: “Não há força perante essa grande multidão que vem contra nós”. – Não é sempre que existe disposição para lutar.

Desenvolvimento

Nem sempre se conta com a força que é comum aos cristãos.

Às vezes o servo se encontra esgotado diante das adversidades. A palavra diz que Davi lutou tanto que se cansou (II Samuel 21:15).

Sua força, como a de Sansão, se vai.
Ah, Santo Deus! As lutas parecem ser mais fortes e mais propensas a vencer o servo.

Elas não vêm sós, mas acompanhadas por seus exércitos – um conjunto de investidas, problemas e consequências…

Ah, Senhor, essa situação está acima das forças humanas!

Como se não bastasse estar sem forças, Josafá se encontrava perdido como remete o texto: “E não sabemos o que faremos”.

Os sentidos nessa hora se entenebrecem

Os sentimentos ficam tão abalados que é possível perder a razão. É fácil pensar: “Estou perdido, não sei o que fazer, que decisão tomar, não vejo saída para meu problema”.

Apesar da situação tão difícil, Josafá teve sabedoria para confiar no Senhor, e disse: “Porém os nossos olhos estão postos em ti”.

Algumas lutas fazem o homem ficar prostrado, abatido… mas o servo deve erguer a cabeça e olhar para O Senhor e confiar em suas promessas e sua grande misericórdia e amor.

Calma! Tudo está sob o controle de Deus!

Pedro errou muitas vezes no momento da prova, quando estava no barco numa travessia difícil:

  • Primeiro, não creu na palavra do Senhor, que os ordenou atravessar para o outro lado;
  • Não teve fé, porque saiu do barco – saiu do corpo – pensando ser possível ir ao encontro de Jesus sem o corpo – sem a obra.
  • Depois, deixou de olhar para o Senhor e olhou somente para as lutas – então afundou nas águas.

Josafá recebeu um grande livramento: “Nessa peleja, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o livramento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém” (2 Crônicas 20:17).

Existem lutas que o homem deve combater e O Senhor lhe dará vitória; outras, porém, como essa que afrontou Josafá, quem pelejará será o próprio Senhor.

O servo deve:

  • Tomar posição: Ser definido. Saber o que ele é – é servo ou não? Quer obra ou não?
  • Ficar parados: Não tomar atitudes sem que haja uma revelação do Senhor.
  • Ver o livramento que o Senhor dará: Estar sensível à ação do Espírito Santo e ver como O Senhor cuida de seus servos.

Conclusão de 2 Crônicas 20:12

“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.
Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente”
(2 Coríntios 4:8-9 e 17).

Esboço de Pregação em 2 Crônicas 20:12 – “Ah, nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante essa tão grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos, porém, os nossos olhos estão postos em ti.”


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

A ALIANÇA DE JOSAFÁ COM ACAZIAS – II Crônicas 20:35-37

AÍ VEM O ESPOSO – Mateus 25:6-7

Salvação, um resgate para a vida – Isaías 49:9-10

Obediência ao Senhor – 1 Crônicas 21:1-7

Sei passar necessidades e sei ter abundância – Filipenses 4:12



Alguma dúvida?