Habacuque

Fortaleza da Salvação – Habacuque 2:1

A FORTALEZA DA SALVAÇÃO – Pregação

Esboço de Pregação em Habacuque 2:1 – SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que fala COMIGO, e o que eu responderei quando eu for arguido.

INTRODUÇÃO de Habacuque 2:1

O tempo em que viveu Habacuque, Israel estava em derrocada espiritual. O povo estava corrompido, em pecado; A sociedade perdeu seus valores. A Lei (Palavra do Senhor) tinha sido desvalorizada e o Império Babilônico se aproximava para o cerco e a consequente derrota de Jerusalém e Judá.
Habacuque 1:2 > Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! e não salvarás?

Mesmo assim, Habacuque clama ao Senhor e estava inconformado com o silêncio de Deus. Mas Deus não lhe dá uma resposta. Deus lhe dá uma revelação:
Habacuque 1:5 > Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada.

Muitas vezes queremos ouvir respostas do Senhor que nos agradam, mas Ele tem realizado a Obra e sabe o que é melhor para nossas vidas.

DESENVOLVIMENTO

Habacuque entende o momento e diante da situação ele sai do vale, dos problemas, das indagações, das dúvidas, dos questionamentos e vai para a Torre de vigia.

Ele discerne o momento: o mundo está corrompido, mas ele vai para o Joelho. O momento é de Vigilância. O momento é de oração. Ele se apresenta para a guarda na Fortaleza e lá, na torre, ele espera Deus falar com ele!

O momento em que vivemos se assemelham muito aos dias de Habacuque. A palavra se afrouxou e nossa sociedade tem perdido seus valores e suas referências. Mas a experiência de Habacuque também serve para nós. Devemos vigiar e para isso devemos nos refugiar na Fortaleza, que é o Senhor Jesus. Aquele que se refugia em Jesus tem a certeza de que será ouvido por Deus e Nele teremos segurança para enfrentar nossas lutas e embates.

Provérbios 18:10 > Torre forte é o nome do Senhor; para ela correrá o justo e estará em alto retiro.

Jesus se fez forte para vencer todas as cosias, para cumprir o projeto de Salvação do Pai. Em Jesus todo o projeto redentor é revelado. Estando nós em Jesus, o Espírito Santo nos fortalece cada dia e nos revela a vontade do Senhor.

Como servos do Senhor e buscando intimidade e segurança através da oração, o Espírito Santo nos mostra quando os perigos se aproximam. Nossa vida deve ser de oração. Quando o servo ora Deus trabalha em favor da sua igreja.

A reposta de Deus para Habacuque: O justo viverá pela fé! Que maravilha não precisarmos de nada mais do que a fé! O homem que tem fé vive pela graça de Deus. Vive do favor de Deus! Deus nos ama e, se ouvirmos a Sua voz, jamais vamos perecer diante das nossas adversidades. Jamais iremos sucumbir diante desse mundo mau.

CONCLUSÃO de Habacuque 2:1

Hoje é dia de intimidade. É dia de oração. Saia do meio dos seus problemas! Saia do vale! Corre para a fortaleza, corre para Jesus! Ele nos dá segurança e, em oração, o Pai nos responde!

Quando Deus responde a Habacuque que só é necessário a fé, ele responde. Sua resposta também é em forma de oração; mas a oração agora é um canto, um louvor, uma ADORAÇÃO! Aviva Tua Obra, SENHOR! Habacuque 3:1-2

1 – ORAÇÃO do profeta Habacuque, sob a forma de cântico.
2 – Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia.

Esboço de Pregação em Habacuque 2:1 – SOBRE a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que fala COMIGO, e o que eu responderei quando eu for arguido.



Mais Esboço de Pregação

O DIA DO SENHOR – Sofonias 3:12

Vede entre as nações – Habacuque 1:5

Na ira lembra-te da misericórdia – Habacuque 3:1-2

Porque a pedra clamará da parede – Habacuque 2:11