Pular para o conteúdo

Passado, esqueça-o – Gênesis 41:51-52


Passado, esqueça-o – Pregação

Esboço de Pregação em Gênesis 41:51-52 – “E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição.”

INTRODUÇÃO

A história de José tem um ensino maravilhoso para nós hoje, apesar de ter se passado há 3.500 anos ela é atual em nossos dias, pois a palavra de Deus é sempre atual.

DESENVOLVIMENTO

Todos nós sabemos o que aconteceu com José, ele foi vendido pelos seus irmãos por ciúmes e inveja dele, daí em diante começa então o sofrimento de José. Longe do pai, sozinho no Egito, sendo escravo, só que Deus era com ele.

O tempo se passa e José é levantado governador do Egito, casou-se e teve dois filhos. O primeiro chamou Manassés significa: Deus me fez esquecer.

A bênção de José era que apesar de tudo que fizeram com ele, não guardou nenhuma mágoa de seus irmãos, por isso ele superou tudo e venceu.

Não há como prosseguir sem esquecer o passado, lembrando de coisas passadas, Jeremias disse quero trazer à memória aquilo que me dá esperança.

Olhar para frente e esquecer o que passou foi o que José fez.

O segundo chamou Efraim significa: crescimento ou prosperidade

José cresceu e prosperou muito, o segredo esqueceu o passado.

Existem pessoas que não crescem, não prosperam espiritualmente porque guardam o passado, vivem lembrando, por isso não crescem. Bíblia diz que Deus jogou no mar do esquecimento os nossos pecados.

Deus disse dos teus pecados, não me lembrarei. Mas ainda tem gente que não se libertou do passado, não libera perdão, vive angustiado, oprimido, porque não perdoam.

Os irmãos de José foram até ele e quando José os viu abraçou todos e chorou com eles, essa era a prova que do passado ele não lembrava mais, estava liberto.

E você?

CONCLUSÃO de Gênesis 41:51-52

Depois do encontro de José com seus irmãos houve ali o perdão, depois disso todos puderam viver juntos em comunhão porque José não lembrava mais o passado.

José foi um instrumento nas mãos do Senhor porque o seu coração estava limpo e cheio do Espírito Santo.

A pergunta é: Quer crescer, prosperar, espiritualmente, ter dons, batismo com Espírito Santo, revelação na Palavra, ou ser obreiro, instrumentista, professora, senhora a frente?

Esqueça o passado!


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

O nascimento de Manassés e Efraim- Gênesis 41:50-52

A oração nos leva a conhecer a Deus – 2 Crônicas 33:13

O Tempo do breve – Apocalipse 1:5

João 3:16 – O Livro de João

OS ERROS DE LÓ – Gênesis 13:6

Quem diz o povo ser o Filho do Homem? – Mateus 16:13



Alguma dúvida?