Gênesis

O Espírito Santo e a Igreja irão subir – Gênesis 8:12

O ESPÍRITO SANTO E A IGREJA VÃO SUBIR

Gênesis 8:12 – “Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele.”

INTRODUÇÃO

Quando Deus dá uma ordem a Noé para construir uma arca, o propósito de Deus era tão somente em salvar a vida do homem, pois o mundo vivia em transgressões, pecados e abominações, mas Deus tinha o escape para a vida do homem.

Quando Noé entra na arca levando consigo a sua família, dentro da arca eles estavam protegidos, pois dentro da arca tinha tudo que eles necessitavam! Do lado de fora havia desespero, mortandade dilúvio, mas dentro da arca tinha paz, segurança e certeza que Deus os levaria a um lugar seguro, dentro da arca tinha a presença da pomba que tipifica o Espírito Santo. A pomba não estava do lado de fora, mas dentro da arca para guardar e guiar aqueles que Deus tinha escolhido para salvar.

Hoje vivemos tudo isso. Fomos eleitos pelo Senhor para ser salvos deste mundo que vai de mau a pior. A arca tipifica a Obra de Deus no qual o Espírito Santo se faz presente todos os dias das nossas vidas e nos traz segurança.

DESENVOLVIMENTO

Quando Noé lança a pomba pela primeira vez, a Palavra nos relata que ela foi e retornou. Houve um momento que o Espírito Santo descia sobre o profeta, mas retornava. Na segunda vez que Noé lança a pomba, ela vai e traz consigo um galho de Oliveira.

Jesus é a Oliveira verdadeira. Quando Jesus é gerado em Maria, veio a ela um anjo lhe dizer que ele veio pelo Espírito Santo. Quando Jesus foi batizado, uma pomba estava sobre a sua cabeça, a pomba estava querendo dizer que o próprio Espírito Santo trouxe Jesus a nós. Na terceira vez, Noé soltou a pomba e ela não retornou.

CONCLUSÃO

No passado Deus operou com seu Espírito Santo sobre servos e servas, mas o Espírito Santo ainda nao havia sido derramado. O Espírito Santo trouxe a videira verdadeira: O Senhor Jesus!

Esperamos o dia em que a pomba vai subir e não vai voltar mais, pois o Espírito Santo vai levar consigo a igreja fiel! A igreja vai ser arrebatada! A pomba estava dentro da arca, hoje nós estamos dentro de um projeto de Salvação de Deus, mais houve um momento que a pomba não precisou mais da arca, ela foi embora.

Qual era o plano de Deus com a arca? Salvação. Qual o plano de Deus com a igreja? Salvação. A arca não fazia mais sentido pra pomba. Também haverá um momento que não haverá mais plano de Salvação, porque a igreja vai estar na Eternidade juntamente com o Espírito Santo.


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

A Pomba achou morada para si! – Gênesis 8-12

Profeta Jonas – Mateus 16:17

Um lugar para a Arca – I Crônicas 13:3

Ilustrações Bíblicas – Arrebatamento

A vigilância de Noé – Gênesis 6:22