Pular para o conteúdo

José é um tipo do Senhor Jesus


ã100 Esboços de Pregaç~o em Salmos

OS CAPÍTULOS 37 A 50 DE GÊNESIS TRATAM DE JOSÉ

José era o filho favorito de Jacó. Foi odiado pelos irmãos e vendido como escravo a um Egípcio. No Egito sofreu muito. Foi acusado falsamente… e preso sem julgamento. Sofreu muito, mas o Senhor estava com ele. Por fim foi tirado da prisão e foi-lhe dado o segundo lugar no reino. Foi-lhe dado um nome que significa “salvador do mundo.” Administrou todo o cereal que o Egito tinha juntado em preparação para a fome que vinha. As pessoas vinham a ele de toda a parte.

Os irmãos de José foram ter com ele neste período de fome… e ele perdoou-lhes. Mais tarde José mandou vir o seu velho pai, e toda a família se instalou no Egito.

JOSÉ É UM TIPO DO SENHOR JESUS

Primeiro, porque era o filho favorito do pai. Era amado pelo pai, como vemos em Gênesis, capítulo 37, versículo 3. Na eternidade o Senhor Jesus foi sempre o Filho amado, o deleite do pai, como podemos ler em Provérbios, capítulo 8, versículo 30.

Em segundo lugar, porque quando o pai lhe falou da necessidade dos seus irmãos numa terra distante, ofereceu-se a visitá-los. Na eternidade, quando o Pai falou da necessidade dos homens na terra, o Senhor Jesus ofereceu-se para vir até nós. Ele disse: “Eis me aqui.” Deixou a sua glória e nasceu aqui numa manjedoura.

Em terceiro lugar, porque sonhou que um dia no futuro os irmãos iriam inclinar-se diante dele. José teve dois sonhos: Um em que no tempo da ceifa os molhos dos seus irmãos se inclinavam diante do molho dele. No outro, o sol, a lua e as estrelas inclinavam-se diante dele. Um dia todo o joelho se dobrará diante do Senhor Jesus e toda a língua confessará que Jesus é Senhor!

Em quarto lugar, porque foi rejeitado pelos irmãos, por um motivo. O Senhor Jesus também foi rejeitado pelos seus, mas sem razão.

Em quinto lugar, porque foi vendido pelo irmão Judá, como escravo, como lemos em Gênesis, capítulo 37, versículo 27. Jesus foi vendido por Judas. Judas é a tradução grega de Judá em Hebraico.

Em sexto lugar, porque foi tentado pela esposa do seu senhor Potifar, mas fugiu da tentação. Podemos ler este episódio em Gênesis, capítulo 39, versículos 7 a 10. O Senhor Jesus foi tentado pelo adversário no princípio do seu ministério e resistiu.

Em sétimo lugar, porque foi falsamente acusado pela esposa de Potifar, mas deixou o seu caso nas mãos de Deus, como lemos em Gênesis, capítulo 39, versículos 16 a 19. O Senhor Jesus foi falsamente acusado diante do Sinédrio, o tribunal judaico, e diante do governador romano Pilatos. Mas, tal como José, o Senhor não se defendeu. Não abriu a sua boca, como Isaías profetizou no capítulo 53, versículo 7.

Em oitavo lugar, porque foi metido na prisão com dois criminosos. Um era o copeiro do rei. O outro o padeiro do rei. Encontramos este episódio no capítulo 40. O Senhor Jesus foi contado entre os criminosos. Foi crucificado entre dois malfeitores.

Em nono lugar, porque José fez tudo bem. Na casa de Potifar e na prisão causou sempre uma boa impressão. Tinha sucesso em tudo. Durante o ministério de Jesus as pessoas diziam dEle que fazia tudo muito bem.

Em décimo lugar, porque foi tirado da prisão para interpretar o sonho que Faraó tinha cerca de 7 vacas magras comendo 7 vacas gordas e 7 espigas magras de trigo comendo 7 espigas gordas. Ele explicou que ia haver 7 anos de abundância, seguidos por 7 anos de fome. E aconselhou o rei a nomear um homem sábio para administrar bem a colheita durante os 7 anos de abundância. Faraó ficou muito impressionado e fez de José o senhor de todo o Egito, dando-lhe todo o poder para administrar as finanças do país. Assim, José foi tirado da prisão para governar. O mesmo aconteceu a Jesus. Foi tirado da morte para governar. O Seu Pai deu-lhe um nome que está acima de todo o nome.

Em undécimo lugar, porque José foi chamado Zafenate-Panéia que significa “o salvador do mundo.” O Senhor Jesus é o Salvador do mundo. Ele veio para nos salvar.

Em duodécimo lugar, porque tinha pão para os famintos. Todo o mundo que tinha fome ia a ele. Da mesma forma, o Senhor Jesus é o pão da vida que sacia a fome espiritual de todos os que vão a Ele. 


botaodownload

Mais Esboço de Pregação

Gênesis 39:2 – A túnica de José

As filhas de Zelofeade – Números 36:6-12

O apelo de Deus ao homem – Isaías 46:12-13

A obediência dos filhos para com os pais – Grupo de Senhoras

Quão formosos são os teus pés… – Cantares 7

E edificava-se a casa com pedras preparadas – I Reis 6:7

As Dracmas – Buscar com diligência

João 20:29 – Os que viram e os que não viram

A rocha ferida – Números 20:8

Os atributos de Deus – Tiago 5:16



Alguma dúvida?