Gênesis

Gênesis 47:15-17 – Dá-nos pão…

Dá-nos pão… – Pregação

VIERAM TODOS OS EGÍPCIOS A JOSÉ DIZENDO: DÁ-NOS PÃO…

Esboço de Pregação em Gênesis 47:15-17 – “E acabando-se, pois o dinheiro na terra do Egito, e na terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José dizendo: Dá-nos pão, por que morremos em tua presença? Porquanto o dinheiro na falta”.

INTRODUÇÃO

Gênesis 47:15-17 – …Dá-nos pão, por que morremos em tua presença?

A situação de fome enfrentada pelo Egito e por todas as terras ao redor naquele tempo, falava profeticamente da situação do mundo nestes últimos dias. Naquela época todos os recursos haviam se extinguido, e havia carência de alimento e fome em todas as terras. Somente José tinha pão. Todos os que quisessem permanecer vivos, tinham que ir a José, no Egito, pois só ele tinha pão.

DESENVOLVIMENTO

Apesar de todo o desenvolvimento científico e tecnológico que o mundo tem alcançado, apesar de toda a cultura e ciência, o homem dos dias de hoje tem uma profunda fome interior. Essa fome não é física, mas espiritual; é uma fome da alma, fome de ouvir a Palavra de Deus, como profetizou Amós, dizendo: “Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor” – Amós 8: 11.

Naquele tempo o Egito era o país mais desenvolvido e culto dentre as nações existentes, mas quando a fome se abateu sobre todos, os recursos do Egito não foram suficientes para resolver a situação. Foi nesta ocasião que Deus levantou José para salvar os egípcios e todos os povos ao redor da morte certa pela fome, e ele recebeu o título de Zafenate-Panéia, que quer dizer “Salvador do Mundo”.

José é tipo do Senhor Jesus. Jesus veio ao mundo (Egito) e deu a sua vida na cruz por nós. Ele é o pão que se deu por nós para que tivéssemos vida eterna, para não morrermos de fome neste mundo.

O mundo e a religião não têm os recursos necessários, nem o alimento para saciar a fome espiritual do homem. Só Jesus pode alimentar a alma faminta e suprir todas as suas necessidades, pois Ele é o “Pão da Vida”, o Pão Vivo que desceu dos céus para dar vida ao mundo.

CONCLUSÃO

Só José tinha pão no Egito. Só Jesus tem o alimento espiritual para salvar o homem, e evitar que morra neste mundo. Ele mesmo é o alimento, Ele é o Pão da Vida.

Quando o homem descobre que Jesus tem o que a sua alma necessita, deve sair de onde está e buscar o Senhor, pedindo humildemente que o socorra. A partir daí o Senhor será a razão da sua vida, o Pão para sua vida espiritual, que será sustentada através da comunhão com o seu Corpo, isto é, com a sua Igreja. O Pão é partido no corpo e distribuído com todos, para que todos tenham vida.

Esboço de Pregação em Gênesis 47:15-17 – “E acabando-se, pois o dinheiro na terra do Egito, e na terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José dizendo: Dá-nos pão, por que morremos em tua presença? Porquanto o dinheiro na falta”.



Mais Esboço de Pregação

Meditações bíblicas – O melhor Pão

Amós 8:11 – Eu tenho fome!

Amós 4:12 – O Arrebatamento

Andar com o Senhor – Amós 3:3

AQUI MORRO DE FOME – Lucas 15:11-23