Gênesis 3:24 – O caminho de Retorno ao Jardim

Gênesis 3:24 – O caminho de Retorno ao Jardim

jardin

O CAMINHO DE RETORNO AO JARDIM

Gênesis 3:24 “E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada eu andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.

INTRODUÇÃO

A humanidade nunca viveu em sua história um momento como o que vivemos hoje, onde o “desencontro” se tornou tão evidente. A falta de direção e rumo nestes últimos dias tem tomado conta das decisões, da forma de pensar e da religião. Nunca se viu tanta gente “perdida” nesses dias.

O homem tem se perdido na sua economia, na política, na vida social, na sua segurança, na sua família, na sua saúde e na sua moralidade. Mas todas essas coisas foram profetizadas para esse tempo. Quando Paulo escreve à Timóteo (II Tim 3:1-9) ele descreve o homem deste tempo, um completo “perdido” no mundo, totalmente longe de Deus.

É evidente que este não é o começo de tudo. O homem desde que tomou ciência do bem e do mal tem sofrido as consequências de estar longe de Deus.

Mas o homem algum dia viveu próximo de Deus? O homem já viveu uma vida ordenada e feliz?

DESENVOLVIMENTO

A palavra de Deus nos mostra que sim. Em toda a história do homem Deus sempre procurou ter uma relação com o homem e sempre trouxe segurança ao seu caminho.

O texto citado se refere ao momento em que o homem começou originalmente a se perder.

Deus com seu amor preparou um Jardim ao homem, um Jardim perfeito, e havia nesse Jardim a Árvore da Vida. Deus tinha uma relação estreita com o homem, conversava com ele todos os dias e o homem vivia em segurança e feliz naquele Jardim.

Mas ao homem foi dado a livre escolha e Deus lhe aconselhou não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque quando o fizesse certamente morreria.

Não diferente de hoje, o homem se perde quando desobedece a Deus. O homem não pediu para sair do Jardim, mas ele foi expulso por causa da desobediência.

Adão e Eva, na razão, entenderem que poderiam ser iguais a Deus e assim desobedeceram.

Como pode o homem hoje, tão culto, com tanta informação, com tanta tecnologia, tão conhecedor da ciência, com tanta razão e ser infeliz? Estar tão perdido?

Há algo que o Senhor quer nos ensinar: o homem que anda na razão não pode estar perto do Senhor, porque não se conhece o Senhor pela razão. Deus não aceita a razão. Pela razão Adão foi expulso. Deus não criou todas as coisas pela razão, mas pela revelação, pela Palavra do seu poder.

Assim o homem hoje herda originalmente esta razão e está destituído da glória de Deus (Rom 3:23).

Mas o amor de Deus não mudou. Deus preparou um resgate, um Caminho de retorno ao Jardim, e a esse Caminho deu-lhe nome, Jesus.

Para o homem voltar ao Jardim de Deus pela razão é impossível. Não era possível entrar pelo Caminho da Árvore da Vida sem antes passar pela espada inflamada. Para passar pelo Caminho era necessário morrer.

Então assim Deus preparou todas as coisas: “Não se turbe o vosso coração… na casa de meu Pai há muitas moradas” (Jo 14:1-2). O Senhor desde a sua Eternidade tem preparado o Jardim, o Jardim está guardado, e as mansões celestiais estão preparadas aos santos. E foi preparado: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna” (Jo 3:16)

Era necessário passar pela espada inflamada, não uma espada crua, mas inflamada, inflamada pela profecia, os profetas profetizaram, Abel profetizou no seu ato de oferta, Abraão profetizou para o filho Isaque o Cordeiro de Deus, Isaías profetizou o principado que estava sobre os seus ombros.

Jesus então passou pela espada inflamada, não foi escolha Dele, mas do Pai, em obedecer ao Pai, porque a revelação vem do obedecer.

E Jesus ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos e subiu ao Pai.

Nada pode entrar na Eternidade de Deus se de lá não vier. Deus não aceita se não for revelação. Não há salvação em Jesus morto, mas em Jesus Glorificado, porque ele assim o É.

CONCLUSÃO

Quando Jesus declara aos discípulos para não se turbarem o coração ele também disse “Vós sabeis para onde vou e conheceis o caminho” (Jo 14:4).

E esta é a pergunta que o Senhor quer lhe fazer hoje: Você conhece o caminho?

Você conhece o caminho que te levará de volta ao Jardim de Deus?

Você conhece o caminho da Salvação? Você conhece o caminho da Alegria, da Paz?

Com certeza esta é uma pergunta que muitos neste momento difícil querem saber a resposta, e hoje Deus reservou este dia para lhe dar conhecimento (revelação) deste caminho: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14:6).

Não há outro caminho. Jesus é o único caminho que leva o homem de volta ao Jardim, às mansões celestiais que estão guardadas desde a Eternidade por Deus. Neste dia em especial, em que você procura pelo caminho queremos lhe apresentar, não pela razão, mas uma Revelação: Jesus está vivo, e está às portas para buscar a sua igreja. Ele é o caminho para vida Eterna.

Mais artigos:

O Espírito Santo e a Igreja vai subir – Gênesis 8:12

Igreja fiel e infiel – Provérbios 5:1-6;18-20

O cego de Jericó com ênfase para a igreja – Marcos 10:49

A IGREJA QUE NÃO SE CALA – ATOS 28:30-31

A FORMAÇÃO DA IGREJA – GÊNESIS 2: 24

O ARREBATAMENTO DA IGREJA – Mateus 24:37-39


Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email