Gênesis 19:17 – ABRAÃO E LÓ

ABRAÃO E LÓ

“E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.” (Gênesis 19:17).

 

INTRODUÇÃO

A palavra retrata um momento na vida de um homem chamado Ló, homem que teve uma intimidade grande com Abraão, e este quando chamado por Deus, saindo de Ur, o Levou consigo.

DESENVOLVIMENTO

Ló andava com Abraão todos os dias, caminhavam juntos, até q a contenda os separou, ló no direito de escolha dado a por Abraão escolheu as campinas que eram belas aos olhos e nisto Abraão foi para os montes. O homem estava com Deus todo o dia, mas a contenda (pecado) o separou de Deus, e no direito de escolha dado por Deus, no livre arbítrio, o homem escolheu a esta vida, foi na direção contraria ao Pai.

Ló prosperou, suas tendas se estenderam muito, teve muitos bens, mas houve uma guerra e nessa guerra ele foi levado cativo. Vemos hoje homens que prosperam muito, mas não tem alegria, pois a escolha do homem por estar diante de Deus fez do homem, um ser cativo, de alma cativa, embora materialmente tenha tudo, a alma não tem contentamento por estar longe de quem à ama.

Um dos que escapou, fez chegar a Abraão o estado em que Ló se encontrava, e Abraão decide descer dos montes com o objetivo de resgatar a Ló. O clamor da alma do homem Chegou ao Pai e um dia Jesus desceu das alturas, se fez homem e veio em resgate da nossa alma.

Abraão veio com poucos homens, era um ato que lhe arriscava a própria vida, mas ele não a deu por preciosa porquanto amava a Ló, e venceu os reis que Ló não podia vencer. Jesus não deu a vida por preciosa, mas Ele deu a sua vida por nós, Jesus venceu aquilo que nos dominava, Ele venceu a morte por nós.

Depois de vencer, Abraão retornou aos montes e Ló estava livre, mas haveria um juízo sobre aquela região, Abraão sabia e intercedeu por Ló que não sabia do juízo. Jesus voltou para o pai e vai voltar pra buscar a igreja, mas haverá um juízo e antes que soubéssemos deste juízo, Jesus já intercedia por nós. “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.” (João 17:9).

Atendendo a intercessão de Abraão, um anjo é enviado a Ló, para fazê-lo saber do juízo, afim de que ele não sofresse o juízo, mas que fosse preservado em vida. “Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas…” (João 14:26). O Espírito Santo tem convencido o homem nos nossos dias, não a palavra de um pregador, mas o Espírito tem nos convencido do juízo que virá, daquilo que não sabíamos mas nos foi mostrado para nos preservar em vida e vida eterna.

Ló estava sentado junto a porta da cidade, mas os anjos o levaram para casa, e junto da família o fez saber o que pra ele era oculto, e assim o homem hoje está acomodado junto a porta, só busca ao Senhor no momento da angustia, mas na casa que é tipo da igreja, onde para entrar tem que se passar pela porta que é Jesus, o homem descobre o que para ele era oculto. A igreja, aqueles que tem entrado por essa porta tem conhecido os segredos de Deus. “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” (João 15:15)

CONCLUSÃO


E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida… O momento é de saída, temos escapado por nossa vida, pois entendemos o que Espírito falou ao nosso coração.

…não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina… O momento não é de olhar para trás, não podemos nos prender a aquilo que o Pai um dia nos libertou, a mulher de Ló olhou para trás e se tornou uma estatua de sal, aquele que olham para trás tem parado na caminhada, mas a igreja olha para os montes, para a eternidade de Deus, estamos na campina desta vida, mas nosso olhos estão nos montes. “… suba Jerusalém ao vosso coração.” (Jeremias 51:50).

…escapa lá para o monte, para que não pereças… Abraão habita nos montes, e o nosso lugar de Descanso é onde aquele que nos ama habita, é onde iremos encontrar aquele que resgatou a nossa alma, temos escapado e iremos encontrar a Jesus na sua Gloria.

A paz do Senhor Jesus,

Maranata! O Senhor Jesus vem!

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email