Pular para o conteúdo

Aquele que está junto à fonte – Gênesis 16:7


E-Book Pregando sem TRAUMAS

Aquele que está Junto à Fonte

Esboço de Pregação em Gênesis 16:7 “E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto…”

E-book Pregando sem TRAUMAS

Introdução

Todos nós, em algum momento, já nos sentimos no deserto. O deserto da solidão, da injustiça, da incompreensão ou da falta de direção. É um lugar seco, onde parece que a esperança não consegue florescer.

A história de hoje é sobre uma mulher chamada Agar. Ela era serva de Sarai, esposa de Abrão. Após ser usada em um plano humano para gerar um herdeiro e, em seguida, ser severamente maltratada, Agar fez a única coisa que podia: ela fugiu. Ela correu para o deserto, grávida, sozinha e com o coração ferido. Para ela, o futuro era incerto e assustador.

É exatamente nesse ponto, o mais baixo de sua vida, que algo extraordinário acontece: o anjo do Senhor a encontra junto a uma fonte. Esse episódio não é apenas uma história qualquer; é um retrato de como Deus age. Ele é Aquele que vê nossa dor e se aproxima de nós, mesmo quando estamos quebrantados, cansados e sem rumo. Ele se revela como a nossa fonte de refrigério e esperança.

📖 Salmo 34:18“Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito.”

Desenvolvimento

1. Deus Encontra o homem em sua Necessidade

O texto diz que “o anjo do Senhor a achou“. Isso não foi por acaso. Hagar estava fugindo, tentando se esconder de seu sofrimento, mas Deus estava a procurando. É impressionante pensar que, enquanto Agar fugia das pessoas, Deus ia ao seu encontro.

Muitas vezes, quando erramos ou estamos sofrendo, nossa primeira reação é nos afastar, nos esconder de Deus, por vergonha ou por acharmos que Ele está zangado. Mas a Bíblia nos mostra um Deus que toma a iniciativa. Assim como Ele procurou Adão e Eva no jardim quando pecaram, Ele procurou Agar em seu deserto. Ele nos encontra em nossas lutas, não para apontar o dedo e nos condenar, mas para nos oferecer um caminho novo. Ele não espera que você se arrume para depois buscá-lo; Ele o encontra em meio à sua bagunça.

📖 Isaías 55:6“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.”

2. A Fonte como lugar de Renovo

Deus a encontrou em um lugar estratégico: junto a uma fonte. No deserto, uma fonte de água é a diferença entre a vida e a morte. É um oásis, um lugar de descanso, refrigério e renovo de forças. Para Hagar, aquela água era a provisão física que ela precisava para sobreviver.

Espiritualmente, todos nós temos uma sede que nada neste mundo pode saciar: a sede de paz, de perdão, de propósito. O Senhor Jesus se apresenta como a verdadeira Fonte que pode satisfazer essa sede da nossa alma. Lembre-se da mulher samaritana, outra mulher com uma história de vida difícil, que encontrou Jesus junto a um poço. Ele lhe ofereceu uma “água viva”.

Só em Cristo encontramos o descanso para nossa alma cansada, o perdão para nossos pecados e a esperança que renova nossas forças para continuar a caminhada.

📖 João 4:14“Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.”

3. A Promessa de direção e futuro

Depois de confortá-la, o anjo deu a Hagar uma instrução clara: “Volta para a tua senhora e humilha-te debaixo de suas mãos”. Pode parecer uma ordem difícil, mas ela não veio sozinha. Veio acompanhada de uma promessa poderosa sobre o futuro de seu filho.

Deus não a estava mandando de volta para o sofrimento de mãos vazias. Ele estava lhe dando uma direção, mas também uma promessa para se apegar. Isso nos ensina que, quando nos encontramos com Deus, Ele não apenas cura nossas feridas do passado, mas também ordena nossos passos para o futuro. Talvez o caminho que Ele nos mostra seja desafiador, mas podemos confiar que a Sua direção é sempre o melhor caminho, pois Ele já preparou tudo.

📖 Provérbios 3:5-6“Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os seus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

4. A Igreja junto à Fonte (Jesus)

A história de Agar é a história da Igreja. Cada um de nós, um dia, esteve em seu próprio deserto, perdido e sem esperança. Mas o Senhor nos encontrou e nos trouxe para junto da Fonte, que é Jesus.

A Igreja não é um clube de pessoas perfeitas; é uma comunidade de pessoas sedentas que encontraram em Cristo a água da vida. É junto a Ele que encontramos forças para continuar nossa jornada neste mundo, cheio de lutas e grandes batalhas. É Nele que encontramos alívio para nossas cargas, encorajamento para nossas lutas e a certeza da vida eterna. Ele é a Fonte que nos sustenta, nos une e nos fortalece a cada dia.

📖 Mateus 11:28“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”

Conclusão

A mensagem de hoje é uma mensagem de esperança. Deus é Aquele que o vê em seu deserto. Ele conhece seu nome, sua história e sua dor. Ele não está distante, mas perto, pronto para agir.

Hoje, Ele o chama para estar junto à Fonte, que é Jesus Cristo. Talvez você precise do refrigério que só Ele pode dar. Talvez precise de uma direção para o futuro. Ou talvez precise simplesmente ser lembrado de que não está sozinho. Em Cristo, você encontra perdão, descanso e vida eterna.

Assim como Hagar foi vista e socorrida, também nós somos vistos e cuidados pelo Senhor. Ele deseja renovar suas forças, curar seu coração e lhe dar uma nova direção. Abrace a direção do Senhor para sua vida.

📖 Apocalipse 22:17“…Quem tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida.”

Esboço de Pregação em Gênesis 16:7 “E o anjo do Senhor a achou junto a uma fonte de água no deserto…”


Mais Esboço de Pregação



Don`t copy text!