Gênesis

A Pomba achou morada para si! – Gênesis 8:12

A Pomba achou morada para si – Pregação


Esboço de Pregação em Gênesis 8:12 – Esperou ainda outros sete dias e de novo soltou a pomba, mas dessa vez ela não voltou.

O texto relata um momento em que Noé precisava saber se as águas tinham minguado sobre a face da terra. A palavra diz que ele usou a pomba para trazer o sinal se as águas tinham se esvaído, foram 3 etapas em que a pomba saiu:

1ª Etapa – Noé manda que a Pomba saia e a palavra diz que ela não achando onde pousar, os seus pés voltaram para arca, ou seja, as águas cobriam toda a terra.

2º Etapa – Tornando a Pomba para dentro da arca, Noé esperou 7 dias e colocou a Pomba para sair novamente, mas nesse momento foi diferente. A palavra diz que, voltando, ela trazia um pedaço da folha da oliveira no bico. Eis um sinal para Noé, “as águas estão se esvaindo”.

3ª Etapa – Voltando ela novamente para a arca, mais 7 dias se passaram. Tornando a Pomba a sair, a palavra diz que ela não voltou mais, pois achou lugar para pousar.

Desenvolvimento de Gênesis 8:12

A terra fala das nossas vidas. A palavra diz que o Senhor nos criou do pó da terra, a pomba tipifica o Espírito Santo. Podemos ver 3 personagens:

Noé – Pomba – Folha da Oliveira

Muitas vezes as águas estão cobrindo ”a terra”, as nossas vidas. A pomba, recebe uma ordem: vai me trazer um sinal. Mas ela não tinha onde pousar, pois as águas cobriam toda a terra. Nós não podemos deixar que as muitas águas cubram as nossas vidas, pois assim a Pomba não tem como pousar. Lutas, batalhas, dificuldades, nada disso podem atrapalhar que o Espírito Santo, “a Pomba”, pouse em nossas vidas…

Esperando 7 dias, Noé deu mais uma ordem: vai e me traz alguma resposta. Mas dessa vez foi tudo diferente. A Pomba, ela trouxe em seu bico um pedaço da folha de uma oliveira, era um sinal para Noé… as águas estão se esvaindo.

Quando o homem entende os 7 dias, aprende a descansar no Senhor, então aparece um sinal e a oliveira começa a aparecer nas nossas vidas. Jesus é a oliveira verdadeira. As águas não podem cobrir a oliveira, e o interessante é que o Senhor destruiu toda a substância que havia na terra, mas as águas NUNCA iriam destruir a oliveira. Há um detalhe muito interessante para trazer as nossas vidas: para que a oliveira possa aparecer, as águas têm que diminuírem.

Como está a oliveira em sua vida?

Ela está aparecendo?

E tomando Noé a Pomba para dentro da arca, a palavra diz que esperou mais 7 dias e a pomba saiu e não voltou mais, pois ela achou morada para si.

Conclusão de Gênesis 8:12

Quando as águas se esvaem totalmente das nossas vidas, a Pomba, o “Espírito Santo”, acha morada em nossas vidas. Ela não volta mais, pois ela começa a habitar na terra. Então, Noé teve um sinal: as águas não estão mais sobre a terra, pois a Pomba achou lugar para pousar a planta dos seus pés.

Essa Pomba ela quer pousar em sua vida, mas nunca deixe que as muitas águas elas possam apagar aquilo que um dia foi gerado com dor, porque pelo sangue de Jesus ali na cruz nos deu acesso a sua presença.



Mais Esboço de Pregação

O Espírito Santo e a Igreja irão subir – Gênesis 8:12

A Morada – João 14:23

A vigilância de Noé – Gênesis 6:22

Juízes 9 – Cultive a Oliveira, a Figueira e a Videira

A espera que agrada a Deus – Salmo 40:1

O FAVOR DE DEUS – Gênesis 3:19