Êxodo

Que é isso na tua mão? – Êxodo 4:2-7

Que é isso na tua mão?

Êxodo 4:2-7 – E o SENHOR disse-lhe: Que é isso na tua mão? E ele disse: Uma vara. E ele disse: Lança-a na terra. Ele a lançou na terra, e tornou-se em cobra; e Moisés fugia dela.

Então disse o SENHOR a Moisés:

Estende a tua mão e pega-lhe pela cauda. E estendeu sua mão, e pegou-lhe pela cauda, e tornou-se em vara na sua mão;

Para que creiam que te apareceu o SENHOR Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.

E disse-lhe mais o SENHOR: Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.

E disse:

Torna a pôr a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne.

É muito bom quando lemos a respeito de um chamado de Deus para um homem, percebemos que o Senhor trata de mistérios e usa figuras proféticas, coisas que na nossa razão não entendemos, mas quando se trata de obra revelada, vemos um outro horizonte que se abre, algo que está escondido é revelado, e serve de alimento para qualquer período que estivermos neste mundo.

Moisés precisava que Deus manifestasse seu poder para que ao mostrar aos que lhe aparecesse no decorrer do seu ministério venham a crer que Deus estava com ele.

Hoje estamos vivendo um momento muito importante, um período chamado princípio das dores, obviamente (dor da alma), onde a depressão invadiu os lares, a avareza, ansiedade, a frieza do amor, as aflições da primeira igreja foi física, mas hoje a dor é interna, o grande conflito está dentro do homem, mente e coração.

Mas louvado seja o nome do Senhor assim como foi com Moisés, está sendo conosco o Senhor nos chama para um resgate, não de Israel e sim de nossa alma e o Senhor conta conosco, e como vai ser isto? __Da mesma forma que o Senhor mostrou a Moisés.

Que é isso na tua mão?

Qual é o ministério que temos hoje?

Moisés reponde:

Uma vara

De acordo com o Salmos 23:4 o Senhor usa a figura Vara e Cajado para apontar o Consolador que é o Espírito Santo.

Resumindo, este é o ministério que nos foi revelado, que é o ministrar do Espírito Santo no seio da igreja.

Lança-a na terra:

Então o Senhor  começou a orientar Moisés acerca dos resultados que poderiam suceder no decorrer de sua caminhada; lançar na terra, é quando o homem mistura o espiritual com o terreno, Moisés não podia misturar as coisas santas com o mundo, pois o Senhor brevemente iria lhe revelar todo o culto, todos os detalhes, toda a vontade de Deus na vida dele e do povo. 

Como podemos usar um dom espiritual para beneficiar os desejos da carne e alimentar vaidades, o espiritual sempre, e em qualquer circunstância tem que estar acima do material, é muito sério, nem vamos trocar e nem ao menos misturar, o dom tem que ser do Espírito, a palavra tem que ser Revelada, o clamor tem que ser pelo Sangue de Jesus, a doutrina tem que ser Corpo, na eternidade e dentro da Arca do testemunho somente três testificam, tábuas da lei(mandamentos do Pai), porção do maná(Jesus o Pão vivo que desceu do céu), a vara de Arão(direção do Espírito Santo), passou desses três é maligno.

Tornou-se em cobra:

Este é o resultado que Deus aponta a Moisés, e a nós hoje; interessante que Moisés fugia dela, vamos saber porque: Quando se fala em serpente lembramos do argumento dela lá no início, o homem tinha a orientação do Senhor mas misturou a revelação com a vaidade, ele queria ser um conhecedor, prepotente, um homem que se igualasse a Deus. Hoje não é diferente, quantos que aproveitam-se da bênção do Senhor para se autopromover e serem considerados deuses.

Mas logo veio o juízo, a queda, a nudez que é a ausência das vestes de salvação, mas o Senhor nos chamou para ser mordomos fieis e zelarmos pelo nosso bem maior que é o governo do Espírito sobre nossas vidas.

Põe agora a tua mão no teu seio. E, tirando-a, eis que a sua mão estava leprosa, branca como a neve.

Vamos para a segunda lição profética que Moisés tinha que aprender que seria muito importante, para a sua caminhada; o Senhor convida ele para colocar a mão em seu seio, ou seja sentir a pulsação do coração, e ao tirar a mão, ela sai leprosa.

Jamais podemos deixar que isso venha acontecer conosco, que é deixar que nossa vontade, o nosso coração governe a nossas vidas, sabemos que a lepra é tipo do pecado que por persistir dentro do homem ele se expõe, e causa um mal testemunho; branca como a neve, muitas vezes aparentemente puro, mas frio, pois o calo do Espírito Santo está ausente.

Conclusão

 Torna a pôr a tua mão no teu seio. E tornou a colocar sua mão no seu seio; depois tirou-a do seu seio, e eis que se tornara como a sua carne:

Louvado seja o Senhor, pois entendemos que o Senhor nos convida todos os dias para fazermos a sua vontade, o evangelho que o Senhor nos confiou não pode ser mudado e nem misturado, pois a mescla está aí fora, misturando tudo o que é Santo com as coisas desta vida(exterior), e colocando sua vontade(interior) acima da revelação do Senhor; se a revelação da arca era o comprimento de dois côvados e a sua largura de um côvado e meio, não são três e nem quatro.

Moisés  foi bem aventurado, a igreja fiel está sendo também…



Mais Esboço de Pregação

QUEM APARECEU A SAUL?

A raposa de fogo – Juízes 15:4-5

A VARA – I Samuel 14:

Jó 1:20 – “Então Jó se levantou e rasgou o seu manto…”

A escolha de Jonas

A casa de Deus é a nossa moradia – Gênesis 35:1-15