Êxodo

Obediência – Êxodo 39:43

Obediência – Pregação

Esboço de Pregação em Êxodo 39:43 – “Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou”.

Obediência

A obediência é a ênfase que o Espírito Santo dá, em todo o tempo, ao servo que deseja agradar ao Senhor.

Conforme lemos no capítulo 31, O Senhor escolheu homens no meio de todo aquele grande povo para realizar a construção do tabernáculo, mas era preciso fazê-lo da forma que Ele havia mostrado para Moisés no monte.

O texto de hoje diz que eles fizeram como O Senhor queria, por isso Moisés os abençoou.

No Velho Testamento, os homens obedeciam para alcançarem a fé, a comunhão, a bênção; no Novo Testamento, é preciso ter fé para obedecer. A fé salvadora, a fé profética, a fé que vem da Eternidade e alcança o homem. Não há fé que emerge do homem.

Mas a fé não é de todos (2 Tessalonicenses 3:2b).
O Senhor procura aquele a quem deseja dar essa fé. Ele disse: “Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade” (Atos 13:22).

Fazer toda a vontade do Senhor é fazer sua vontade a cada dia.
Todos os dias o homem escolhe se vai fazer a vontade do Senhor ou não.
Fazer parte não interessa ao Senhor – Saul fez parte e quis agradar com sacrifícios, mas O Senhor não aceitou: “… o obedecer é melhor do que sacrificar…” (1 Samuel 15:23).

A recompensa de ter construído o tabernáculo, como O Senhor ordenara, era Ele se manifestar naquele lugar e falar com o homem.

O tabernáculo era o lugar da reconciliação do pecador com Deus, através do sangue do sacrifício. Era o lugar da misericórdia e perdão.

A recompensa do servo que obedece ao Senhor é poder entrar um dia no Santo dos Santos (Eternidade) e ouvir O Senhor dizer: “Entra benditos de meu Pai, e possuí por herança o reino que vos está preparado” (Mateus 25:34).



Mais Esboço de Pregação

O Vinho e o Espírito Santo – João 3:5

Benny Hinn – A Tua Vontade Senhor, Não a Minha

Vida ou Morte? – Salmos 119:84

A Bênção Apostólica – II Coríntios 13:13

Eu vos escrevi… – 1 João 2:14

O Centurião como a Igreja fiel – Mateus 8:5-13

Oséias capítulo 3

O que separa o homem de Deus – Isaías 59:1-2

A mudança de Mentalidade – Aos Obreiros

ETERNIDADE – Efésios. 4:7-9

O Pardal solitário – Salmos 102:7