Êxodo

A peleja contra Ameleque – Êxodo 17:8-13

A PELEJA CONTRA AMALEQUE – Pregação

Esboço de Pregação em Êxodo 17:8-13 – ⁸ Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, eu estarei no cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas, quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado, e o outro, do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.
E, assim, Josué desfez a Amaleque e a seu povo a fio de espada.

INTRODUÇÃO de Êxodo 17:8-13

Quando o povo de Israel saía do Egito, os amalequitas vieram pelejar contra ele no Vale de Refidim. Moisés ordenou a Josué que escolhesse os homens e saísse à peleja contra os inimigos. Enquanto isso, Moisés estaria no cume do monte com o Cajado de Deus na mão.

DESENVOLVIMENTO

Enquanto o povo lutava no vale, Moisés, Aarão e Hur subiram no outeiro para estar na presença do Senhor em intercessão.

Quando as mãos de Moisés eram levantadas segurando a vara, Israel prevalecia na batalha; mas quando ele as abaixava, Amaleque prevalecia (vs. 11).

A igreja do Senhor tem enfrentado cada dia muitas lutas na sua caminhada por este mundo, a exemplo de Israel na sua caminhada pelo deserto. Deus tem usado os ministérios (sua mão) para, através do seu Espírito Santo, orientar a igreja e conceder-lhe a vitória contra o adversário.

A vitória depende da posição do ministério, isto é, de um ministério ajustado e ordenado conforme a orientação do Espírito (o cajado, a vara), de um governo exercido na revelação (mãos erguidas). Nesta posição, a igreja será vitoriosa. Porém, se o ministério enfrenta dificuldades e vacila em erguer as mãos, a igreja será derrotada.

Havia momentos em que as mãos de Moisés se tornavam pesadas demais, e ele as abaixava, por isso Aarão e Hur tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela, e em seguida seguraram suas mãos, firmando-as até o por do sol. Assim, Josué desfez Amaleque ao fio da espada (vs. 12 e 13).

CONCLUSÃO de Êxodo 17:8-13

O ministério é composto de homens sujeitos a fraquezas e falhas. A posição dos grupos da igreja, principalmente o Grupo de Obreiros e o Grupo de Intercessão, é de ajudar o ministério (Pastor), clamando e intercedendo pela sua vida e colocando-o sobre a Pedra de Descanso (o Senhor Jesus). Ao invés de criticar o pastor por suas fraquezas humanas, a igreja deve orar por ele, segurando-lhe as mãos, pois sua vitória depende da vitória do pastor.

Enquanto as mãos do pastor estiverem erguidas, a igreja será vitoriosa lá embaixo no vale (mundo), nas lutas do seu dia a dia.

Esboço de Pregação em Êxodo 17:8-13 – ⁸ Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, eu estarei no cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.



Mais Esboço de Pregação

A carne não te poupará – Samuel 1:10-13

Leis para Guerra – Deuteronômio 20:1

O dia da Peleja – 1 Samuel 13:22

As Leis de guerra – Deuteronômio 20:1-8

“Não Temas,” aparece 365 vezes nas Escrituras

O DIA DO SENHOR ESTÁ PERTO – OBADIAS 1:15