“Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo;”
Êxodo 40:34
INTRODUÇÃO
Tudo que nós almejamos é poder ver a glória de Deus através de experiências, milagres, testemunhos. Mas existem algumas coisas que precisamos renunciar, entregas que precisamos fazer.
DESENVOLVIMENTO
O texto que lemos foi o momento em que o tabernáculo foi levantado. Muitas orientações foram dadas, muitos detalhes, e Moisés e o povo precisou fazer tudo conforme Deus mostrou para que a glória de Deus fosse manifesta.
Eu e você hoje somos um tabernáculo. A Palavra é o nosso guia para que a glória de Deus possa se revelar a nós. Se obedecermos como Moisés, se construirmos um relacionamento com Deus, uma vida espiritual de obediência, vamos colher muitos milagres e experiências. Mas observe uma coisa, primeiro a nuvem cobriu o tenda da congregação , depois a glória do Senhor encheu o tabernáculo.
A nuvem
Quando o povo esteve no deserto, o Senhor deu um sinal de que estaria com aquele povo. Uma nuvem durante o dia e a coluna de fogo a noite. O povo dependia da nuvem para caminhar.
Meus irmãos a nuvem a nossa posição de dependência do Senhor. É quando o buscamos, quando andamos olhando só para Ele. Quando não seguimos outra direção senão a Dele. Quando nossas decisões são tomadas com a direção do Senhor. Hoje existe uma igreja que caminha com a nuvem, que em meio ao deserto.
A glória
Quando a nuvem se pôs sobre a tenda da congregação, então a glória do Senhor encheu o tabernáculo.
Por que primeiro veio a nuvem sobre a congregação e depois a glória encheu o tabernáculo? Aqui há um sentido profético.
Primeiro temos que estar na sua dependência, o obedecendo, temos que ser uma congregação com a nuvem. Se isto acontecer, então as nossas vidas serão o tabernáculo vivo de Deus.
Primeiro a nuvem, depois a glória! Primeiro seja dependente, deixe a nuvem cobrir a tenda da sua casa, das suas decisões, do seu caminhar, para que a glória do Senhor encha seu coração e sua vida de experiências e milagres.
CONCLUSÃO
Muitos não entendem isso e querem inverter. Mas há uma ordem. Todos querem a glória, todos querem ser tabernáculo, mas primeiro a nuvem precisa cobrir a tenda da nossa casa, das nossas decisões, do nosso caminhar. Há uma nuvem que nos protegerá do calor do dia e precisamos ser dependentes dela, precisamos segui-la.
Então, seremos um tabernáculo. José seguiu a nuvem e a glória do Senhor encheu sua vida. Davi foi provado mas a nuvem sempre esteve sobre sua vida, e a glória do Senhor encheu seu coração.
Que hoje você possa ter a nuvem que é a dependência do Senhor na sua vida, para que você seja tabernáculo de Deus cheio da Sua glória.
Bruno Rocha
Maceió/AL

Faça login!
Mais Esboço de Pregação
Simbologia do Tabernáculo – Cortinas, as colunas entrada
Jesus o descanso eterno – Isaías 4:6
A reverência na casa do Senhor – Isaías 6:2 a 4
Um lugar para a Arca – I Crônicas 13:3
Na dependência do Senhor – Salmos 55:22
O apelo de Deus ao homem – Isaías 46:12-13
Vai, come com alegria o teu pão… – Eclesiastes 9:7-9
Lembra-te destas coisas – Isaías 44:21
As consequências por não ouvir a voz de Deus – Jonas 1:1