Ester

A posição do Servo – Ester 6:12

A POSIÇÃO DE SERVO

“Depois disto Mardoqueu voltou para a porta do rei; porém Hamã se retirou correndo à sua casa, triste, e de cabeça coberta.” Ester 6:12

INTRODUÇÃO

O rei Assuero tinha ordenado que se desse honra a Mardoqueu e que isso fosse proclamado em toda cidade. Após Hamã obedecer a ordem do rei, e após Mardoqueu ter sido honrado, podemos perceber duas reações que levaram a duas posições.

DESENVOLVIMENTO

A posição de Mardoqueu nos mostra a posição do servo de Deus. Mardoqueu foi honrado, se ele estivesse na carne poderia dizer: “Não vou mais ficar a porta do rei, ele me honrou, meu lugar agora é outro, preciso sair deste lugar.” , mas ele volta para a porta do rei. Por quê? Porque esta é a posição do servo.

O servo sabe seu lugar. É o lugar de servo. Após receber uma bênção, ou após ser usado, ou após ter uma experiência, ele não exige nada, ele só quer servir, só quer estar na porta do rei, na mesma posição, ele não muda seu caráter.

Hamã teve uma reação diferente, ele não voltou ao rei, a posição de antes, ele não se alegrou por ter feito a vontade do rei, porque ele não queria fazer a vontade do rei, ele queria honras.

Há outra posição que não é a de servo. É a daquele que não quer fazer a vontade do rei, que não aceita uma prova, não aceita se humilhar, não aceita pedir perdão a alguém.

Ele até faz algo, até realiza algo, mas não com o coração alegre, não com sinceridade e submissão a Deus, pois ele não quer estar na posição de servo, ele obedece seu coração (foi para a sua casa), e a bíblia diz que enganoso é o coração do homem, e não permite que o Espírito Santo opere na sua mente (cabeça coberta), ou seja, não dá ouvidos a Palavra, a voz do Senhor, antes vive com suas opiniões.

Mardoqueu foi para a porta do rei porque ele queria comunhão. Hamã foi para casa(para o campo dos seus interesses) com a cabeça coberta (mente e corações fechados para a operação do Espírito Santo) porque ele não queria comunhão.

CONCLUSÃO

Qual é a nossa posição? O homem é uma coisa antes e outra coisa depois da honra. Para onde temos ido depois da honra? O que você tem feito depois que Deus te honrou? Qual a sua posição depois de ter feito a vontade de Deus?

Hamã poderia ter se alegrado em dizer: “Fiz a vontade do rei!” ,mas não se alegrou. Mardoque se tivesse o caráter de Hamã poderia ter ido para outro lugar, mas voltou para a porta do rei.

Mardoqueu queria a comunhão. Que possamos, amados, fazer sempre a vontade do Senhor, seja ela qual for, e estar sempre na posição de servos.

Bruno Rocha
Maceió/AL


Link de DOWNLOAD para Usuários Premium

Mais Esboço de Pregação

A rejeição de Vastí – Ester 1:9-22

A ascensão de Ester ao trono – Ester 2:1-18

O fogo do altar – Levítico 6:12-13

A Bíblia responde – QUE É O HOMEM?

Levaram meu Senhor – João 20:13