E ajuntei-os perto do rio que vai a Aava – Esdras 8:15

E ajuntei-os perto do rio que vai a Aava – Esdras 8:15

Esdras 8:15

“E ajuntei-os perto do rio que vai a Aava, e ficamos ali acampados três dias. Então atentei para o povo e para os sacerdotes, e não achei ali nenhum dos filhos de Levi.”
Esdras 8:21 e 22

O rei Artaxerxes

Deu ordem para que aqueles que estivessem em seu reino e fossem do povo de Israel, ou sacerdotes, ou levitas, que quisessem, poderiam ir para Jerusalém juntamente com Esdras.

Porém quando Esdras reuniu o povo junto ao rio Aava descobriu que não havia entre ele nenhum levita. Então enviou alguns homens para buscar os levitas para servirem no templo em Jerusalém.

Um homem entendido, chamado Serebias, trouxe dezoito homens; Hasabias trouxe vinte e dos servidores do templo vieram duzentos e vinte. (Esdras 8:18-20).

Percebemos também quando Ciro deu a mesma ordem, que apenas setenta e quatro (74) levitas se dispuseram a voltar para Jerusalém, em contraste com 4.289 sacerdotes (Esdras 2:36-40).

Essa situação era preocupante

Os levitas deveriam desejar voltar para sua terra natal e também a restauração do templo e do serviço para o qual foram escolhidos nominalmente por Deus nos dias de Moisés.

Porém percebemos que eles preferiam ficar em Babilônia, e Esdras somente conseguiu um numero razoável de levitas porque enviou após eles para buscá-los.

  • O Senhor realiza uma obra grandiosa e maravilhosa em favor do homem. Esse é o assunto tratado nesse livro que estamos lendo.
  • Porém nem todos que foram chamados um dia estão hoje envolvidos nessa obra. Alguns conservam o nome de crentes (são levitas), mas seu coração se acomodou na Babilônia (religião sem Deus) e não querem se dar ao trabalho de uma reforma desde os seus fundamentos.
  • Nem todos os que se dizem cristãos estão envolvidos com o projeto de salvação de Deus, mas possuem outras ocupações seculares (políticas, culturais, artísticas, materiais etc) – como vemos na parábola da grande ceia em (Lucas 14:16-35).
  • Mesmo assim, percebemos que o Espírito Santo, por misericórdia, toma alguns pelas mãos e, nominalmente (Esdras 8:20) os insere no contexto da vontade do Senhor.

Mais conteúdo

Obediência

O Pardal solitário

Além do véu

A vitória está no toque da trombeta

Tocai a buzina em Sião

O servo vigilante

Tocai a buzina em Sião

Não endureçais os vosso corações

Levitas em todo tempo


botaodownload
Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Gostou? Então compartilhe

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email