Eclesiastes

Mistérios de Deus – Eclesiastes 11:5

Mistérios de Deus

Esboço Bíblico

Eclesiastes 11:5 – “Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

Tema: Mistérios de Deus

Objetivo: Mostrar que há mistérios naquilo que Deus criou. Mostrar que também há um projeto de redenção de Deus para o homem. Esse projeto deixa de ser um mistério quando Deus se revela ao homem.

Introdução

Atribui-se a Salomão, com certa margem de certeza, a autoria desse livro ( cap. 1-1 e 16 ). O livro fala que enquanto o homem está fora do projeto de Deus, tudo o que ele realiza acaba sendo em vão.

Desenvolvimento

Caminho do vento = não se pode mudar, determinar, o caminho do vento – obra do Espírito Santo – o homem não determina nada.

Como se forma = a formação de uma nova vida é um verdadeiro milagre – o milagre de um novo nascimento ( agora do Espírito ).

Não sabes as obras = obra – projeto de Deus para a vida do homem ( redenção ). Para ser inserido neste projeto só há um caminho a seguir, um caminho de humildade, de luz, de amor… esse caminho é Jesus.

Conclusão

Para entender os mistérios de Deus, saber as suas obras ( participar do projeto ), o homem precisa estar na presença dele, andar pelo caminho correto. Hoje o Senhor está mostrando esse caminho e convidando o homem para andar nele.



Mais Esboço de Pregação

Os nazireus – Nossas crianças na Obra

A palavra de Deus é preciosa semente – Eclesiastes 11:6