Eclesiastes 4:9-12 – Melhor é serem dois do que um

Eclesiastes 4:9-12 – Melhor é serem dois do que um

MELHOR É SEREM DOIS DO QUE UM

Eclesiastes 4:9-12  “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”

INTRODUÇÃO

Salomão foi um grande sábio, o terceiro rei de Israel.

Em quanto Salomão estava em comunhão com o Espírito Santo suas palavras proverbiais tinham o seu contexto histórico, pedagógico e  -Profético). No texto acima podemos muito bem, entende-lo na razão, pois é útil, mas não alimenta a alma e nem edifica a nossa vida espiritual. Saber que duas pessoas são mais invulneráveis do que uma isto é óbvio, e não precisa do Espírito Santo para saber disso.

Mas nós não fomos chamados para viver de discursos racionais, porque eles levam ao relativismo e aos poucos abrem espaço para as facções religiosas.

DESENVOLVIMENTO

“Melhor é serem dois do que um”

O homem pode ser cercado de pessoas, ter uma vida racionalmente bem resolvida e ser solitário, não é mesmo? O que o Senhor quer nos mostrar aqui, é que, há Um que pode dar sentido a vida do homem, e mesmo que todos venha nos abandonar, e ainda se sentirá seguro. Este é o Espírito Santo da Promessa enviado por Jesus Cristo o Salvador do Mundo!

“Porque têm melhor paga do seu trabalho”

Impossível falar do Espírito Santo sem citar a sua Obra Poderosa; A melhor paga que o Senhor está se referindo é que tudo que o servo receber nesta obra criadora depende da obra redentora.

Não podemos  desligar  estes  dois pólos,  e  a  cima  de  tudo  existe uma hierarquia, ou  seja, o espiritual dirige o material.

Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro”

Existe um equilíbrio que o próprio Espírito Santo nos dá, como Paulo mesmo diz que quando estamos fracos é que estamos fortes, sim quando a nossa carne é abatida, o nosso orgulho, vaidade,   prepotência,   a   ação   do  Espírito   Santo   é   nítida,   mas  quando   estamos  seguros racionalmente como a igreja de Laudicéia, é preciso urgentemente buscar ao Senhor e pedir que possamos novamente a  depender do Senhor.

O Espírito Santo é o nosso companheiro, e não podemos deixar que este companheirismo venha a ser afetado.

Mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante”

Esta é a grande preocupação que tem que estar em nossos corações, a mesma necessidade que Jeremias profetiza em sua lamentação: … porque se afastou de mim o consolador que devia restaurar a minha alma… Lamentações 1:16. Podemos ter muitas coisas, mas se o Senhor não estiver, em vão é a nossa subsistência.

Tamm, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?”

O dormir está relacionado ao descanso que o servo encontra no Senhor; muitas vezes nos deparamos com lutas, e provas das mais diversas, mas de maneira nenhuma podemos nos esfriar espiritualmente, e como evitar isto?

Descansando no Senhor, e o fogo do Seu Espírito nos mantém aquecido.

“E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”

Este alguém nos fala do nosso adversário, mas se estivermos dando lugar para que o Espírito opere não há o que temer, e resistiremos a tentação. As três dobras que Salomão se refere a uma resistência tripla que não se rompe facilmente, o que será isto?

Houve um acordo de DEUS Pai, DEUS Filho e DEUS Espírito Santo que os três sendo um só  cordão salvaria a humanidade e todo aquele que o aceitar seria cumprido toda a vontade do Senhor.

O acordo da Obra Criadora, da Obra Redentora e da Obra Santificadora foi cumprido, basta o homem aceitar, lembrando que na Obra Criadora não temos livre arbítrio, é “Eleição de Deus”: Eleitos segundo a presciência de DEUS Pai… 1 Pedro 1:2.

E o ato do chamado é livre arbítrio do Senhor Jesus:”Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28″

O aceitar a redenção em sua vida, é papel do homem, a Santificação é no Espírito Santo: Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14

Agora este acordo pode se romper, sendo tão resistente?

CONCLUSÃO

Sim, se individualmente escolher, DEUS não nos abandona, somos nós que o deixamos.

“A saber: SE com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que DEUS o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10:9”

Nos resta agora estarmos seguros na presença deste Senhor que não falha!


Gostou? Então compartilhe

3 comentários em “Eclesiastes 4:9-12 – Melhor é serem dois do que um”

  1. A PAZ DE DEUS. MARAVILHOSA EXPLICAÇÃO, ENGRANDECEU MEU CORAÇÃO!!!
    NÃO TINHA ENTENDIDO POR ESTE ANGULO, GLORIA A DEUS!! SOU FELIZ POR TER JESUS CRISTO COMO MEU ÚNICO SENHORIO E SALVADOR.

Deixe um comentário

Novidades do site

Assine e confirme no seu email