Deuteronômio

Virai-vos para o Norte – Deuteronômio 2:1-3

Virai-vos para o Norte – Pregação

Esboço de Pregação em Deuteronômio 2:1-3 – “Depois viramo-nos, e caminhamos para o deserto, pelo caminho do Mar Vermelho, como o Senhor me tinha dito, e por muitos dias rodeamos o monte Seir. Então o Senhor me disse: Basta de rodeardes este monte; virai-vos para o norte”.

“Levantai-vos agora, e passai o ribeiro de Zerede. Passamos, pois o ribeiro de Zerede. E os dias que caminhamos, desde Cades-Barneia até passarmos pelo ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos homens de guerra se consumiu no meio do arraial, como o Senhor lhes jurara”. Deuteronômio 2:13-14

1 – O Grande Erro

Após dois anos de saída do Egito, os Israelitas estavam à porta de Canaã. O Senhor disse a Moisés que enviasse 12 espias para conhecer a terra: um príncipe de cada tribo. Percorreram a terra e retornaram após 40 dias com um cacho de uvas proveniente do vale de Escol carregado com uma verga por dois homens. Todos foram unânimes em reconhecer a boa qualidade da terra, dos montes, vales, boas fontes, bons frutos…

Porém, 10 príncipes infamaram a terra, visto que seus moradores eram numerosos; moravam em cidades fortificadas, estavam bem armados, eram gigantes “com rosto de guerra”. Diante do relatório, a congregação desmaiou em seus corações.

Josué e Calebe tiveram um espírito diferente que embora houvesse as grandes desvantagens, estavam debaixo de uma promessa do Senhor e assim sendo o Senhor os daria em suas mãos. Intentando a congregação apedrejar a Josué e Calebe, apareceu a Glória do Senhor e feriu 10 que infamaram; quanto aos demais, durante 40 anos, seus corpos cairiam no deserto (1 ano por cada dia que os espias estiveram na terra); seus filhos, de quem disseram que seriam presas dos gigantes, a eles o Senhor daria a terra. (dois anos haviam passados).

Comentário

Aplicando a nossas vidas, temos também a promessa de entrar na terra, deparamos também com gigantes que representam nossos grandes e intransponíveis problemas, os quais vencemos somente pela fé. Humanamente, são enormes barreiras, mas venceremos confiando no Senhor que pôr sua Obra nos fará vencedores. Lembramos que embora a promessa do Senhor fosse firme, não podiam se cumprir porque não estava misturada com a fé que deveriam ter; não criam.

Durante a caminhada, Israel pecou outras vezes, mas o projeto inicial de Deus foi mantido. Mas o erro naquele momento anulou todo o projeto para aquelas pessoas. Existem momentos em nossas vidas que são decisivos e um erro pode modificar todo o nosso futuro.

Esboço de Pregação em Deuteronômio 2:1-3 – “Depois viramo-nos, e caminhamos para o deserto, pelo caminho do Mar Vermelho, como o Senhor me tinha dito, e por muitos dias rodeamos o monte Seir. Então o Senhor me disse: Basta de rodeardes este monte; virai-vos para o norte”.



Mais Esboço de Pregação

A Rainha do Norte – I Reis 10:1-13

A mulher Samaritana – João 4:23

Ainda hoje estou tão forte… – Josué 14:11

Calebe: Dá-me este monte – Josué 14:12-13

A NOBREZA NA VIDA DO OBREIRO – (II Samuel 11:1-13)

Jesus conosco – Marcos 9:8

Peso de Dumá – Isaías 21:11-12

A ESCOLHA – ROMANOS 9:13